Escola EB Padre Joaquim Flores (Fafe)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
5º ano
N.º de Participantes:
68 alunos
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Foi planificado com antecedência depois de conhecer as caraterísticas do local a visitar (acessibilidade, condições meteorológicas, topografia do terreno, etc.,).
O sucesso de uma saída de campo depende não só da sua detalhada planificação, mas também do envolvimento de todos os participantes com os objetivos da mesma. Assim, professores e alunos:
- definiram os objetivos previstos para a saída de campo;
- pesquisaram com antecedência as características do local a visitar (acessibilidades, condições meteorológicas, , topografia do terreno, etc.);
- Definiram uma lista de material e equipamentos passíveis de ser transportados durante a saída de campo;
- Fizeram a previsão da necessidade de registar observações e dados (máquina fotográfica, câmara de vídeo, telemóvel, caderno de campo e lápis, etc.) e acondicionar e transportar os resíduos produzidos durante a visita (embalagens de alimentos consumidos no local, por exemplo); Lema – resíduos zero;
- foi elaborado um conjunto de regras de conduta a aplicar durante a saída de campo (lista de recomendações sobre os comportamentos a adotar durante a visita);
- foram atribuídas tarefas específicas aos grupos/alunos de modo a promover uma exploração e realização das atividades de investigação de forma autónoma;
- estar preparado para todas as eventualidades (calçado e roupa confortável, proteção solar e/ou impermeável, conjunto de primeiros socorros, água, etc.).
Envolvimento dos alunos:
Todos os alunos foram envolvidos.
Para envolver os alunos foram usadas várias / diferentes estratégias: investigações simples, levantar hipóteses, trabalhar em grupo´, fazer registos, e o uso de tecnologia, uso de aplicações gratuitas, que permitem identificar espécies com o telemóvel.
Enquadramento curricular e extracurricular:
As saídas de campo são um complemento educativo fundamental de várias disciplinas:
• Aprender conteúdos de forma diferente;
• Motivar para o conhecimento do território nacional;
• Experimentar técnicas de recolha e tratamento da informação
• Desenvolver a capacidade de observação • Estimular a pesquisa documental para a execução de trabalhos
• Envolver os alunos na utilização das TIC
• Promover o espírito crítico
• Promover a interdisciplinaridade desenvolver competências;
• Promover atitudes e comportamentos pro ambientais,
• Melhorar aspetos relacionais, camaradagem e espírito de grupo e ainda a mobilização de saberes da zona ou região através da observação e conhecimentos adquiridos durante a saída de campo.
Divulgação:
A divulgação das atividades de saída de campo foi feita de forma clara e com antecedência, uma vez que professores e alunos trabalharam na sua planificação desde o início. Assim foi escolhido o tema que iria ser estudado e qual a melhor altura do ano para a sua implementação, execução.
Na comunidade educativa. A divulgação foi feita também com antecedência uma vez que a atividade fazia parte do projeto de turma.
O Produto final foi apresentado à comunidade educativa através de:
• Apresentação oral dos trabalhos dos alunos;
• Concurso de poesia - “Palavras ao vento”;
• Exposição de trabalhos - Ciência e arte.
• Exposição de vídeos e fotografia.