A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB1/JI de Salvaterra de Magos (Salvaterra de Magos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:
65

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho de identificação de espécies arbóreas e arbustivas foi planificado e executado no âmbito de Dia de Aulas ao Ar Livre. Para o dia 8 de maio foram pensadas e planificadas tarefas, para que na sua quase totalidade, fossem dinamizadas no espaço exterior da escola. O trabalho foi planificado em conjunto pelos professores titulares de turma do 2.º ano do Centro Escolar de Salvaterra de Magos, em articulação com as professoras de educação especial e de apoio afetas à turma nesse dia. A atividade foi distribuída ao longo dos blocos letivos onde, no primeiro bloco foi contada a história “A Árvore Generosa”, de ……, na Biblioteca Escolar. De seguida, as três turmas foram dividias pelos três espaços escolares previamente selecionados para recolherem elementos da natureza, sem danificar a flora existente. Neste momento foram recolhidas fotografias, que posteriormente permitiram a identificação das espécies observadas. Depois do momento de recreio, os alunos identificaram as plantas retratadas nas fotografias com auxílio de um website de identificação de flora. Foram registados, junto das fotografias, o nome comum e científico das diversas espécies analisadas. No bloco letivo da tarde foram realizadas diversas sementeiras e plantios, de várias espécies, tais como, coentros, salsa, feijão e suculentas. No final do dia foi realizado em mural conjunto alusivo à tarefa, bem como, um cartaz explicativo das partes das plantas (conteúdo lecionado na disciplina de Estudo do Meio).

Envolvimento dos alunos:
• 65 alunos;
• 3 professores titulares de turma;
• 1 professor de educação especial;
• 1 professor de apoio.
Alguns testemunhos dos alunos das turmas envolvidas:
• Achámos todos um espetáculo! Foi muito divertido aprender em conjunto com os nossos colegas das outras turmas. Turma D
• A atividade foi muito interessante para todos nós. Foi um dia muito divertido, porque andámos a aprender muitas coisas novas no pátio da nossa escola. Turma E
• Gostámos muito da atividade. Ficámos a saber que as plantas têm dois nomes, para que todos, no mundo inteiro, em línguas diferentes, consigam entender de que planta estamos a falar. Turma F

Enquadramento curricular e extracurricular:
Durante a atividade, os alunos participaram em diversas dinâmicas, como a observação e registro das características das plantas locais, promovendo a curiosidade e o gosto pela investigação. A interação com o meio ambiente também favoreceu a aprendizagem colaborativa, uma vez que os alunos trabalharam em grupos para recolher informações e discutir as suas descobertas.
Além do aspecto educativo, a atividade ao ar livre contribuiu para o bem-estar emocional e físico dos alunos, incentivando um estilo de vida ativo e saudável. Este dia foi, assim, uma combinação perfeita de aprendizagem teórica e prática, reforçando a importância da biodiversidade e o papel de cada um na sua preservação.

Divulgação:
A atividade foi dada a conhecer através da colocação de etiquetagem nas diferentes espécies arbóreas e arbustivas, pelo mapa criado com a localização das mesmas no recreio. Foram, também, afixados nos halls da escola, o mural e cartaz afixados.