A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB/S de Castelo de Paiva (Castelo de Paiva)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
11º

N.º de Participantes:
20

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A turma não possui a disciplina Biologia no seu currículo. Foi realizada uma parceria com a Universidade de Aveiro – Licenciatura em Biologia Esta parceria permitiu, assim, colmatar essa lacuna e despertar o interesse dos alunos para a temática da biodiversidade e conservação da natureza.
Foram planificadas 2 sessões com a UA (1 teórica (2h) + 1 prática (2h)) e posteriormente várias sessões trabalho em sala de aula.
A primeira sessão foi realizada em sala de aula, dinamizada por estudantes de Biologia da Universidade de Aveiro, onde foi feita uma Introdução ao tema Biodiversidade. Foram apresentados conceitos fundamentais sobre Biodiversidade e serviços dos ecossistemas através de dinâmicas de diálogo e jogos.
A segunda sessão consistiu numa saída de campo no recinto escolar e áreas envolventes, com o apoio dos biólogos da Universidade e professores acompanhantes. Os alunos foram organizados em pequenos grupos e equipados com materiais de observação (guias de campo, lupas, fichas de registo e câmaras fotográficas).
Durante o percurso, foram observadas e identificadas diversas espécies.
As observações foram registadas em folhas de registo, criados esboços e descrições, promovendo o desenvolvimento de competências de observação científica e trabalho colaborativo.
Posteriormente procedeu-se à Produção do Caderno de Campo, com base nas anotações e materiais recolhidos. Este documento refletiu não apenas os dados recolhidos, mas também as reflexões e
aprendizagens construídas ao longo do projeto.

Envolvimento dos alunos:
20 alunos dos cursos de Ensino Articulado de Música (10) e Ciências Económicas (10), do 11.º ano, turma C, participaram numa atividade interdisciplinar de Educação Ambiental, desenvolvida em articulação com alunas da licenciatura em Biologia da Universidade de Aveiro.
O objetivo principal da atividade foi promover a consciencialização acerca da importância da biodiversidade no contexto escolar, sensibilizando os alunos para a preservação da fauna e flora que os rodeia e incentivando a observação e valorização do ecossistema local.
Os alunos mostraram grande entusiasmo durante todas as fases da atividade. Muitos expressaram surpresa ao descobrir a diversidade biológica existente no seu próprio espaço escolar e destacaram o valor da experiência prática como um complemento essencial ao seu percurso académico.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Este projeto constituiu uma oportunidade única de aprendizagem fora do contexto curricular tradicional, despertando o interesse dos alunos por temáticas ambientais e fomentando o contacto direto com a natureza. Para além do reforço de conteúdos científicos, promoveu competências transversais como a comunicação, o pensamento crítico, a colaboração e o respeito pelo ambiente.
A articulação com estudantes da Universidade de Aveiro revelou-se essencial para a qualidade pedagógica da atividade e representa um modelo de boa prática de ligação entre escola e instituições de ensino superior, com claros benefícios educativos e sociais.

Divulgação:
Como forma de consolidar e divulgar os resultados, os alunos criaram um cartaz expositivo com imagens e frases-chave sobre a biodiversidade escolar, bem como um pequeno vídeo/documentário com registos fotográficos e excertos das atividades realizadas. Estes materiais foram apresentados à comunidade escolar, no Dia do Agrupamento, reforçando a mensagem de responsabilidade ambiental e cidadania ecológica.