A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Academia Ramos Pinto (Gondomar)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Pré-escolar sala 4 e 5 anos

N.º de Participantes:
25

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado no âmbito do projeto “A Biodiversidade da Minha Escola”, com o objetivo de sensibilizar as crianças para a observação e valorização da natureza próxima. Começámos por identificar os espaços exteriores da escola onde seria possível observar pequenos animais. Em seguida, organizámos atividades de exploração ao ar livre, com o apoio de lupas, caixas de observação e registos fotográficos. Cada grupo de crianças foi responsável por investigar um animal. A informação recolhida foi depois organizada com a participação ativa das crianças, que contribuíram com desenhos, registos orais e construção de rimas.

Envolvimento dos alunos:
Participaram 25 crianças da sala de Pré-Escolar 1 da Academia Ramos Pinto. Todas estiveram envolvidas desde a fase da exploração até à apresentação final. Observaram os animais em pequenos grupos, fizeram pesquisas na internet com ajuda dos adultos, participaram na construção das fichas com informação recolhida e desenharam os animais observados. Também colaboraram na criação das rimas e decoraram o caderno de campo com grande entusiasmo. As crianças demonstraram grande envolvimento e implicação em todas as fases do projeto.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Este trabalho está diretamente relacionado com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, nas áreas do Conhecimento do Mundo, Expressão Plástica, Expressão Oral, Literacia Emergente e Cidadania Ambiental. Foi ainda integrado no plano de atividades da escola como uma proposta de projeto transversal, articulando observação científica com expressão artística, linguagem e participação ativa. Do ponto de vista extracurricular, serviu como ponte com as famílias, que foram incentivadas a continuar a exploração em casa.

Divulgação:
A divulgação foi feita através de:
Apresentação do caderno de campo à comunidade educativa num painel na entrada da escola;
Partilha de fotografias e vídeos no grupo de comunicação com os encarregados de educação;
Exposição dos trabalhos em formato físico, disponível para consulta durante a semana da biodiversidade;
Envolvimento das crianças na explicação do trabalho a outras salas do pré-escolar.