Escola Básica do Frei Aleixo (Évora)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
1º, 2º, 3º e 4º anos
N.º de Participantes:
99 alunos
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O trabalho foi proposto às quatro turmas da escola, uma de cada ano de escolaridade, apresentando-se os documentos enquadradores e as orientações a seguir.
A metodologia adotada foi o trabalho de projeto e cada uma das turmas estudaria as espécies que suscitassem maior interesse aos alunos e cada turma integraria os conteúdos curriculares do respetivo ano de escolaridade.
Não foi atribuído número limite espécies para estudo em cada uma das turmas, ficando isso ao critério dos docentes titulares atendendo à dinâmica de cada turma no desenvolvimento do projeto.
No final seriam selecionados, para submeter, seis espécies com representação de todas as turmas.
Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos todos os alunos da escolas dos quatro anos de escolaridade.
Todo o processo de trabalho realizado foi contextualizado à idade e ano de escolaridade dos alunos.
Realizaram-se visitas ao pátio da escola para observação e exploração das diferentes espécies . Foram utilizadas com lupas para uma melhor observação de algumas espécies. Foram recolhidos insetos para caixas lupas para uma melhor observação na sala de aula e depois devolvidos ao espaço. Também foram recolhidas fotografias quer das espécies quer dos alunos em observação. Após a exploração, os alunos listaram as espécies observadas e dessas formaram-se grupos de trabalho atendendo ao interesse dos alunos pelas espécies que suscitavam mais curiosidade.
Em cada turma os alunos trabalharam em pequenos grupos de trabalho que foram organizados atendendo à espécie que os alunos desejavam estudar.
Os alunos realizaram pesquisa e recolheram informações em suportes físicos, na internet e junto das famílias.
Realizaram a seleção da informação importante e tratamento da mesma realizando suportes visuais e escrito para suportar a apresentação da espécie.
Os diferentes grupos apresentaram os trabalhos.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Este trabalho promovei a integração curricular de diferentes áreas principalmente Estudo do Meio, Português, TIC, Educação para a Cidadania, Educação Ambiental.
Desenvolveu nos alunos instrumentos diversos como a autonomia a cooperação. encetou a criação de alicerces para o trabalho de investigação, promovendo desenvolvimento de competências no âmbito dos principais pilares da educação "aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser".
Divulgação:
A divulgação iniciou-se com as famílias na colaboração nas pesquisas e recolha de informação.
também foram dirigidos convites para participarem na apresentação dos trabalhos pelos grupos e houve uma boa participação das famílias.
Todo este trabalho estará em exposição no dia da Eco escola - próximo dia 05/06/2025 , em que as escola estará aberta a toda às famílias e toda a comunidade.