Escola EB Viscondessa (Matosinhos)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
3.º e 4.º anos
N.º de Participantes:
42
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
A coordenadora de escola lançou o desafio de se fazer a catalogação da biodiversidade existente no espaço escolar. Os alunos do 4.º ano encaram o desafio com entusiasmo. Numa primeira fase, na disciplina de apoio ao estudo fez-se a planificação do trabalho que seria desenvolvido, para que os alunos se inteirassem da metodologia a seguir: observação das espécies no espaço escolar, utilizando o telemóvel para captar as imagens das espécies encontradas; recurso à app PlantNet, por apresentar a informação de forma simples e ajustada ao ano de escolaridade dos alunos; ilustração de cada espécie identificada; estruturação da apresentação da informação no caderno de campo; registo no caderno diário da informação a ser pesquisada; escolha do Dia Internacional da Biodiversidade para realizar a atividade no espaço exterior. A planificação foi cumprida na íntegra. Após a recolha de imagens, em sala de aula, os alunos fizeram o seu trabalho de pesquisa de acordo com os itens acordados e a ilustração das espécies observadas. Os alunos sugeriram que o caderno de campo fosse digital, pelo que digitaram as suas pesquisas. A informação recolhida e as ilustrações foram partilhadas com a coordenadora do Programa Eco-Escolas que ficou responsável pela composição do caderno de campo. Foram assim apresentadas algumas sugestões para o design a seguir. Como forma de envolver mais alunos, a coordenadora lançou o desafio de experienciar uma atividade prática no meio envolvente à escola a um grupo da Educação Pré-Escolar e aos alunos do 3.º ano: observar as espécies presentes na horta; observar, recorrendo a material de ciências, o composto produzido com o objetivo de identificar os seres vivos que nele atuam. Após a observação, o trabalho continuou em sala de aula: as crianças da Educação Pré-Escolar decidiram ilustrar um livro sobre a biodiversidade presente na escola; uma das ilustrações foi selecionada para ilustrar a capa do caderno; os alunos do 3.º ano fizeram as suas pesquisas sobre dois insetos que observaram e ilustraram-nos. Tendo em conta o número de produtos finais, a turma selecionou o trabalho que, na sua perspetiva, melhor ilustrava os insetos.
Envolvimento dos alunos:
Na realização deste trabalho estiveram envolvidos 20 alunos do 3.º ano que experienciaram uma atividade prática no espaço envolvente à horta. Identificaram a sua espécie, nome comum e científico através da app PlantNet. Em sala de aula realizaram um trabalho de pesquisa para recolher as suas características, bem como fizeram a sua ilustração. 22 alunos do 4.º ano, no espaço exterior, recolheram imagens das espécies que foram encontrando; em sala de aula realizaram um trabalho de pesquisa para recolher as suas características, bem como fizeram a sua ilustração. 25 crianças da educação pré-escolar também puderam experienciar uma atividade prática no espaço envolvente à horta, observando seres vivos. Em sala de aula, o produto final foi um livro ilustrado sobre a biodiversidade na escola. Uma das ilustrações foi selecionada para decorar a capa do caderno de campo.
Enquadramento curricular e extracurricular:
No Dia Internacional da Biodiversidade, os alunos dos 3.º e 4.º anos desenvolveram atividades no exterior da escola, sobretudo no espaço envolvente à horta, onde puderam observar diferentes seres vivos, diferentes espécies e catalogá-las de acordo com as aprendizagens que realizaram na disciplina de estudo do Meio, quando trabalharam a temática dos seres vivos e a sua relação com o meio ambiente.
Através da ilustração das espécies observadas os alunos dos 3.º e 4.º anos puderam expressar a sua criatividade (Educação Artística); utilizaram as TIC no desenvolvimento de pesquisas e na apresentação do seu trabalho (Português e DAC). Privilegiar atividades práticas é essencial enquanto parte integrante e fundamental do processo de aprendizagem em contexto.
Divulgação:
O trabalho final foi divulgado no padlet alojado no sítio do Agrupamento. O padlet é ainda partilhado mensalmente com as famílias através do e-mail institucional.