A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária de S. João da Talha (Loures)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8.º ano

N.º de Participantes:
75

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
As coordenadoras do Projeto Eco-Escolas propuseram aos alunos do 8.º ano a realização desta atividade.
Realizou-se um momento interdisciplinar entre a Geografia (na parte de ir ao exterior e realizar trabalho de campo), as Ciências Naturais (na parte de identificar as espécies da fauna e da flora) e a Educação Visual (na parte de elaborar cartazes). Foram utilizadas duas aplicações de identificação de plantas: Inaturalist e Plantnet.
Na disciplina de Geografia, a atividade teve início com a elaboração de cadernos de campo, nos quais os alunos foram orientados a registar as suas observações. Posteriormente, deslocaram-se para o recinto escolar com o objetivo de documentar a diversidade de espécies que ali pudessem ser encontradas, incluindo exemplares de flora, líquenes, cogumelos, aves, insetos e répteis. Durante o trabalho de campo, os alunos aplicaram métodos de observação direta e registo, promovendo a consciência ambiental e a compreensão da biodiversidade presente no espaço escolar.
Em seguida, a atividade prosseguiu no âmbito das Ciências, durante a qual, em sala de aula, os alunos realizaram a identificação e descrição detalhada das espécies observadas no ambiente anteriormente explorado. Os alunos analisaram as características morfológicas de cada espécime, como forma, cor e textura. O objetivo foi promover o desenvolvimento da capacidade de observação, classificação e investigação científica, incentivando o pensamento crítico e a curiosidade sobre a biodiversidade local.
Por fim, no âmbito da disciplina de Educação Visual, os alunos elaboraram cartazes ilustrativos com as espécies previamente identificadas. Utilizaram técnicas de expressão plástica como o desenho e a pintura para desenhar as espécies destacando os seus principais traços morfológicos. Por fim, os cartazes foram elaborados no digital. Esta atividade permitiu consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências, ao mesmo tempo que estimulou a criatividade, a atenção ao detalhe e o sentido estético dos alunos.

Envolvimento dos alunos:
Quatro turmas do 8.º ano foram envolvidas correspondendo a um total de 70 alunos.
Os alunos foram envolvidos em todas as etapas da atividade, desde a recolha (Geografia), tratamento (Ciências) e apresentação (Educação Visual) das espécies recolhidas.

Enquadramento curricular e extracurricular:
A atividade proposta pelas coordenadoras do Projeto Eco-Escolas insere-se num contexto interdisciplinar, articulando aprendizagens essenciais de várias disciplinas do 8.º ano de escolaridade, nomeadamente Geografia, Ciências Naturais e Educação Visual. Esta abordagem permitiu o desenvolvimento de competências previstas nos documentos curriculares oficiais, promovendo a articulação horizontal entre áreas do saber e a ligação ao meio envolvente.
CURRICULAR
Geografia:
A atividade contribuiu para o desenvolvimento das competências ligadas à observação e análise do espaço geográfico, com foco na utilização de instrumentos de registo como os cadernos de campo e a realização de trabalho de campo no recinto escolar. Enquadra-se nos domínios do estudo do ambiente natural e da paisagem, promovendo a valorização e preservação da biodiversidade.
Ciências Naturais:
A identificação e descrição das espécies permitiram aplicar conteúdos relacionados com a classificação dos seres vivos, suas características morfológicas e a importância da biodiversidade. Esta prática reforça a educação científica e o método experimental, promovendo a capacidade de observação, investigação e pensamento crítico.
Educação Visual:
A elaboração de cartazes ilustrativos proporcionou o desenvolvimento de competências nas áreas do desenho de observação, da representação gráfica e do uso de ferramentas digitais. Os alunos aplicaram técnicas de expressão plástica, integrando os conhecimentos adquiridos nas restantes disciplinas de forma criativa e estética.
EXTRACURRICULAR
A atividade promove a educação ambiental, a cidadania ativa e a sustentabilidade. Ao integrar aplicações digitais como o iNaturalist e o PlantNet, a atividade introduz a tecnologia como ferramenta de apoio à aprendizagem, aproximando os alunos da ciência cidadã e incentivando a utilização de recursos digitais de forma consciente.
Além disso, esta iniciativa contribui para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, ao desenvolver competências como:
- Autonomia e responsabilidade;
- Pensamento crítico e criativo;
- Relacionamento interpessoal e colaboração;
- Sensibilidade estética e artística;
- Sustentabilidade e consciência ecológica.

Divulgação:
Através dos cartazes elaborados pelos mesmos alunos a Educação Visual que, posteriormente, foram expostos à comunidade escolar.