Escola Básica de Quinta do Conde nº3 (Sesimbra)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
Pré, 1.º e 2.º anos
N.º de Participantes:
130
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
A atividade foi proposta pela coordenadora do programa Eco-Escolas, professora Carla Lapa, da Escola Básica n.º 3 da Quinta do Conde, no âmbito da comemoração do dia da Floresta e do interesse demonstrado pelas crianças.
Inicialmente, em sala de aula, em meados de março, as crianças do pré escolar e das turmas 1.º A, 1.º B, 2.º D e 2.º E, visualizaram vários vídeos alusivos à biodiversidade e à geodiversidade, onde foram abordados diversos conceitos como o de solo, fauna, flora, espécie, habitat entre outros.
Em conselho de turma, as turmas do 1.º ano de escolaridade decidiram escolher diversas espécies animais para pesquisar na internet e em livros. Elaboraram cartazes que foram afixados no corredor das salas de aula.
Na área de projeto das turmas do 2.º ano e fazendo parte do currículo do 2.º ano os conteúdos "Plantas e Animais", surgiram questões adicionais, tais como o corpo de um mosquito. Os alunos utilizaram o microscópio para observar e registar. Para dar continuidade ao projeto, aprofundando o tema e envolvendo a família, foi proposto aos pais fazerem com os seus educandos, um microscópio com materiais recicláveis. Os meus serão expostos no átrio da escola, após a última reunião Eco-Escolas.
Em relação ao grupo do pré decidiram explorar os legumes existentes na horta da escola e plantas silvestres, tais como, o trevo e dente-de-leão. Fizeram trabalho de pesquisa, para descobriram os nomes e as suas características e observaram ao microscópio. Em relação ao trabalho final, recolheram os legumes e fizeram uma salada e uma bela sopinha.
Os alunos fizeram a ilustração do que observaram na folha de registo.
Envolvimento dos alunos:
O projeto "Biodiversidade na Minha Escola" foi uma experiência enriquecedora que envolveu duas turmas do Pré e quatro turmas do 1.º ciclo, sendo a totalidade de 130 alunos. Este projeto promoveu a aprendizagem ativa e interdisciplinar. Através de saídas à horta, uso de tecnologia, pesquisa bibliográfica, ilustração e apresentação.
Os alunos desenvolveram uma maior consciência ecológica. Para finalizar, as turmas do 2.º ano realizaram microscópios com material reciclável, em contexto familiar.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Eco-Escolas
Interdisciplinar
Área de Projeto
Conteúdos do currículo
Divulgação:
Exposição dos microscópios feitos pelos alunos e suas famílias, no átrio da escola.
Exposição para a comunidade escolar, dos cartazes, onde os alunos apresentam as suas descobertas e exibirem as suas ilustrações e publicações na página do Facebook da escola. Estas partilhas servirão para consciencializar a comunidade sobre a importância da biodiversidade e da preservação ambiental.