A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Integrada de Pedras Salgadas (Vila Pouca de Aguiar)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5º ano

N.º de Participantes:
26

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Os alunos desde início da apresentação do projeto que mostraram um grande interesse pela temática.
Primeiramente, em sala de aula, à medida que se ia abordando a unidade “Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio”, foram passados vários vídeos alusivos à Biodiversidade, criados debates sobre diversos conceitos como o de solo, fauna, flora, espécie, habitat entre outros. Começamos assim por perceber o significado de Biodiversidade.
Pesquisamos várias informações relativas ao Projeto e definimos como iriamos realizar o nosso trabalho.
A curiosidade dos alunos levou-os a, durante os intervalos, explorar a Biodiversidade que poderiam encontrar no recinto escolar e de forma entusiasmante iam a cada aula partilhando o que iam descobrindo!
Numa fase seguinte foram definidos os grupos de trabalho, 2 elementos, e atribuído aleatoriamente se iriam explorar a fauna ou a flora do recinto escolar.
Depois disto, fomos para o exterior explorar e identificar várias espécies. Fizeram-se acompanhar de lupa, caderno de registo e visualizaram um vídeo de regras a cumprir numa saída de campo. Quando tínhamos dificuldade em saber que espécie se tratava usávamos a aplicação PlantNet ou Picture Insect, os alunos adoraram explorar e identificar. Recolhemos algumas espécies que já estavam mortas e trouxemos para a sala para podermos observar em microscópio e com uma lupa, as texturas das plantas e o revestimento e de alguns insetos.
Com a escolha feita, partimos para a pesquisa de informações sobre cada espécie escolhida e fizemos uma pequena seleção sobre as informações mais importantes.
Depois de todo este trabalho feito, começamos a criar o nosso caderno, uns desenharam outros escreveram a computador a informação e ficou o nosso caderno da Biodiversidade do recinto escolar concluído.

Envolvimento dos alunos:
Todos os alunos das duas turma de 5º ano foram envolvidos no processo, ajustando as atividades aos respetivos níveis de aprendizagem e adequando as estratégias às suas necessidades, de forma que nenhum se sentisse excluído.
Individualmente e em grupo, observaram o ambiente, tiraram fotos às espécies que foram encontrando. A nível de grupo turma selecionaram as espécies a trabalhar para o caderno de campo, pesquisaram, registaram e organizaram a informação a colocar no trabalho final.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Enquadramento Curricular:
No âmbito do currículo de Ciências Naturais do 5º ano, o projeto "Biodiversidade da Minha Escola" está alinhado com os seguintes objetivos:
• Compreender a importância da biodiversidade e a sua relação com o ambiente escolar.
• Identificar diferentes espécies de plantas, animais e microrganismos presentes na escola.
• Desenvolver a observação, a classificação e o registro de elementos da biodiversidade local.
• Promover a sensibilização para a preservação do meio ambiente e a valorização da biodiversidade.
Este projeto permite aos alunos aplicar conhecimentos teóricos na prática, estimulando a curiosidade científica e o respeito pelo meio ambiente.
Atividades Extracurriculares:
Para complementar as aprendizagens dos alunos, foram realizadas atividades extracurriculares, como:
• Saídas de campo na escola para observação e identificação de espécies.
• Criação de um caderno de campo com fotos, desenhos e descrições das espécies encontradas.
• Debates sobre a biodiversidade e conservação.
Essas atividades ajudam a envolver os alunos de forma mais prática e divertida, fortalecendo o vínculo com o tema e incentivando a responsabilidade ambiental.

Divulgação:
Divulgação:
Elaboração de um painel com as diferentes páginas do caderno de campo exposto na escola, fotos partilhadas.