A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Dr. José Neves Júnior (Faro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
6.ºD

N.º de Participantes:
26

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Este projeto foi desenvolvido de forma articulada pelas docentes Paula Pereira e Alzira Gonçalves, respetivamente docentes das disciplinas de Educação Visual /Educação Tecnológica e Ciências Naturais e integra saberes e competências de forma transversal, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a biodiversidade existente na escola, promovendo a observação direta da natureza, o rigor científico, a expressão visual, o uso criativo de materiais reutilizáveis e a valorização do trabalho manual e colaborativo.
O projeto foi cuidadosamente planificado pelas professoras das disciplinas envolvidas, em conjunto com os alunos e integrou o Plano da turma, bem como foi efetuada uma divisão clara de tarefas e competências por etapas.
Em Ciências Naturais, iniciou-se com sessões de sensibilização e exploração de ferramentas digitais para a identificação de espécies, optando-se pelo programa/aplicativo Seek por iNaturalist. Seguiu-se uma saída de campo aos espaços exteriores da escola, com o intuito de observar e fotografar espécies da fauna e flora no jardim da escola, com o objetivo de estimular a curiosidade científica e o contacto direto com a biodiversidade.
Em sala de aula, com o objetivo de promover a literacia científica, a pesquisa autónoma e a seleção crítica da informação, organizados em 13 pares de alunos, tendo cada par escolhido uma espécie para investigar e um par duas (Amoreira-negra, Rã verde, peixinho vermelho, Osga- comum, Abelha do mel, Caracol, Malmequer, Papiro sombrinha chinesa, Aloe-sabão, Hera, Amendoeira, Amargoseira, Leituga- de- burro, Escova de garrafa, cada espécie observada, recolhendo e registando o nome vulgar, o nome científico, as características principais e algumas curiosidades, recorrendo ao uso do computador.
Em Educação Visual, com base nos registos fotográficos e investigação realizada, os pares de alunos realizaram o desenho científico das espécies, dando relevo aos pormenores e representação rigorosa, seguindo-se a fase da pintura a lápis de cor, aguarela e marcador preto fino.
Em Educação Tecnológica, cada par de alunos colou a fotografia e o desenho/pintura numa folha A3 do caderno de campo, que já continha o texto com a informação selecionada. Todas as páginas foram compilados num caderno de campo físico em formato maior do que A3, construído com materiais reutilizados: papelão, serrapilheira, sacos de papel, pedaços de papel velho, troncos e corda de sisal e pedacinhos de musgami e cartolina. O papelão foi cortado, revestido com serrapilheira, forrado no interior com cartolina e a capa foi decorada recorrendo a várias técnicas de expressão plástica, desenho, pintura, recorte e colagem criativa. Fecha com um pauzinho e corda e no interior existe uma bolsa onde estão compiladas as diversas folhas do caderno de campo. Encontra-se exposto na Biblioteca Escolar e pode ser apreciado e consultado por toda a comunidade escolar.

Envolvimento dos alunos:
Participaram neste projeto 26 alunos do 6.ºD, organizados em pares, o que permitiu uma divisão equilibrada de tarefas e a promoção da entreajuda. Cada par ficou responsável por uma espécie, realizando todas as etapas: observação, investigação, desenho/pintura. Ao longo do projeto, os alunos revelaram um elevado grau de envolvimento, trabalhando com entusiasmo, de forma cooperativa e criativa, contribuindo ativamente para o sucesso das diferentes etapas, bem como realizaram aprendizagens significativas nas disciplinas envolvidas.
O processo foi acompanhado por registo fotográfico das diferentes fases do trabalho: desde a saída de campo, passando pela investigação em sala de aula, o desenho das espécies/pintura e a construção do caderno de campo.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Este projeto integra-se de forma transversal em diversos domínios curriculares, promovendo aprendizagens significativas e contextualizadas que vão ao encontro dos objetivos previstos no currículo do 6.º ano. Em Ciências Naturais, contribui para o desenvolvimento das competências de observação, investigação científica e conhecimento da biodiversidade local, alinhando-se com os conteúdos sobre ecossistemas e a importância da preservação ambiental.
Na disciplina de Educação Visual, o projeto estimula a expressão artística e o desenvolvimento das técnicas de desenho científico, pintura e composição visual, incentivando a observação rigorosa e a criatividade na representação das espécies estudadas. Em Educação Tecnológica, promove a utilização responsável e criativa de materiais reutilizados, reforçando valores de sustentabilidade e a aplicação de técnicas, além de fomentar a organização, planeamento e colaboração entre pares.
Para além do âmbito curricular, este projeto desenvolve competências transversais fundamentais para o crescimento pessoal e social dos alunos, tais como o trabalho em equipa, o pensamento crítico, a autonomia e a comunicação. A articulação entre diferentes disciplinas e a ligação com o meio natural e a comunidade escolar enriquecem o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico, inclusivo e próximo ligado ao meio envolvente.
No âmbito extracurricular, para além de ocupar o tempo livre dos alunos de forma produtiva com algumas sessões de trabalho fora do horário letivo, a divulgação do trabalho na biblioteca escolar, nas redes sociais e junto das famílias promoveu a sensibilização ambiental e valorizou o esforço coletivo. Desta forma, o impacto do projeto estendeu-se para além da sala de aula, fortalecendo o sentido de pertença à comunidade educativa.

Divulgação:
Exposição do trabalho realizado na biblioteca escolar para ser observado, consultado e apreciado por todos;
Publicação na página da escola e redes sociais, permitindo alcançar a comunidade educativa alargada;
Apresentação aos Encarregados de Educação, através da Classroom da Turma, destacando o valor pedagógico e ambiental do projeto.
Este projeto destacou-se pelo envolvimento ativo dos alunos, pela qualidade e rigor das informações recolhidas, pela diversidade de espécies identificadas e pela originalidade na apresentação das páginas do caderno de campo e todos os envolvidos ficaram muito agradados com o produto final e referiram que realizaram aprendizagens muito ricas. O feedback da comunidade tem sido muito gratificante!