Escola Básica Professora Maria Margarida Rodrigues (Cascais)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
sala 3 (jardim de infância) e a turma do 3º ano
N.º de Participantes:
44
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
A biodiversidade que nos rodeia é um dos maiores patrimónios naturais que devemos aprender a valorizar e proteger. Conhecer a biodiversidade local, não só nos permite compreender melhor os ecossistemas em que vivemos, mas também reforça a importância de preservá-los para as gerações futuras. Na nossa escola, começámos por explorar a biodiversidade presente no nosso próprio recreio e ao longo do tempo fomos ampliando este estudo para outros espaços, de forma a enriquecer o nosso entendimento sobre o mundo natural à nossa volta.
O ponto de partida foi a observação detalhada do recreio da escola, onde os alunos tiveram a oportunidade de identificar plantas, insetos, aves e outros seres vivos presentes naquele ambiente. Esta fase inicial foi importante para sensibilizar os alunos para a diversidade de vida existente em espaços aparentemente comuns, mostrando-lhes como até os lugares mais próximos e familiares podem esconder uma grande variedade de espécies. Durante estas observações, os alunos realizaram anotações, desenharam e registaram as suas descobertas, desenvolvendo uma atenção especial aos detalhes da natureza.
Após esta etapa, alargámos o estudo da biodiversidade a outros espaços, através de visitas de estudo a áreas naturais próximas, como parques, jardins e zonas protegidas. Estas saídas de campo permitiram uma observação mais aprofundada de ecossistemas mais diversos, onde as crianças puderam observar e estudar uma gama ainda maior de espécies. Ao visitar esses locais, os alunos não só ampliaram os seus conhecimentos sobre a fauna e flora local, mas também tiveram a oportunidade de compreender os diferentes tipos de habitats e as interações entre as diversas espécies.
Antes de saírem para o campo, os alunos desenvolveram projetos de pesquisa que os prepararam para as visitas. Estes projetos incluíram atividades como a análise de ecossistemas específicos, o estudo de técnicas de observação e a elaboração de perguntas a serem respondidas durante as visitas. Ao dominar conceitos importantes como a cadeia alimentar e a classificação das espécies, os alunos tornaram-se mais preparados para realizar observações significativas e registar com precisão as suas descobertas.
Como resultado, os cadernos de campo que construímos tornaram-se mais completos e variados. Cada aluno compilou as suas anotações, desenhos e observações, criando um registo pessoal das suas descobertas. Esses cadernos não só servem como uma ferramenta educativa para documentar e refletir sobre o que foi aprendido, mas também como um legado de aprendizagem que pode ser consultado e partilhado por outras gerações de estudantes. O processo de construção dos cadernos de campo também estimulou a criatividade dos alunos, incentivando-os a utilizar diferentes formas de expressão para registar a biodiversidade observada, seja através de ilustrações, descrições detalhadas ou até fotografias.
Envolvimento dos alunos:
Os alunos estiveram envolvidos em toda a pesquisa sobre as espécies, analisando detalhadamente as características de todas as espécies encontradas. Elaboraram as ilustrações referentes aos animais.
Ao longo deste processo, os alunos não apenas adquiriram conhecimentos científicos, mas também desenvolveram um sentimento de respeito e responsabilidade pela natureza. A observação direta da biodiversidade e a criação dos cadernos de campo proporcionaram uma forma concreta e prática de compreender a importância da preservação do meio ambiente, permitindo aos alunos estabelecerem uma ligação mais profunda com a natureza e tornando-se mais conscientes da sua responsabilidade enquanto cidadãos globais.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Este projeto surge no âmbito da disciplina de Estudo do Meio (1ºciclo) e do domínio do conhecimento do mundo (pré-escolar).
Divulgação:
Os cadernos de campo construídos pela turma do 3º ano serão impressos em biombos e estarão expostos nas diversas escolas do agrupamento para que todos os alunos e respetivos pais e funcionários consigam ver o trabalho realizado. Assim, pretendemos valorizar o trabalho desenvolvido, bem como partilhar o conhecimento adquirido.