A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica nº 2 de Vila Verde (Vila Verde)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Pré-Escolar

N.º de Participantes:
136

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A participação nesta atividade deveu-se à partilha da novidade por uma colega educadora, junto dos seus pares, sobre a descoberta efetuada pelas suas crianças. O seu grupo de crianças tinha encontrado uma minhoca no recreio, quando brincava junto à caixa da areia e, depois na sala, no momento da reflexão, resolveram observar essa espécie mais de perto e saber mais coisas sobre ela. Como as outras educadoras tinham também sugestões iguais, decidiram todas participar na atividade do projeto Eco Escolas e combinaram que cada grupo observaria uma espécie. Elaborou-se um ficheiro comum e iniciaram-se as pesquisas. Foram investigadas e registadas seis espécies diferentes, a saber: caracol, minhoca, joaninha, pinheiro, bicho-de-conta e formiga. Todos os grupos fotografaram, desenharam, fizeram diversas pesquisas em diferentes fontes (revistas, livros, enciclopédias, Internet através dos telemóveis e computadores). Em sala de aula foram realizadas anotações com as imagens e as informações recolhidas, envolvendo todas as crianças do pré-escolar na criação de um caderno de campo. Feitos os registos das espécies, cada grupo de crianças apresentou o seu trabalho aos outros, de forma calendarizada, para que todos tivessem oportunidade de conhecer os estudos realizados.

Envolvimento dos alunos:
Todas as crianças dos diferentes grupos foram envolvidas nas dinâmicas desenvolvidas no processo da observação e pesquisa da espécie estudada, nas várias etapas do seu registo e apresentação, de acordo com as suas capacidades e escolhas. Todas as crianças quiseram e manifestaram interesse em participar no processo de observar e registar graficamente ou em fazer outras abordagens plásticas. As crianças tiveram sempre um papel muito ativo, nomeadamente na realização do caderno de campo, que foi construído a partir da reutilização de cartão de embalagens. Os trabalhos foram desenvolvidos nos diferentes momentos da rotina diária de cada grupo.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O tema da Biodiversidade foi enquadrado no Projeto Curricular de Grupo, de cada Grupo, e abordado no âmbito da Área do Conhecimento do Mundo, tendo em conta o enquadramento curricular, ao nível do Conhecimento do mundo físico e natural, nomeadamente: compreender e identificar características dos seres vivos e reconhecer diferenças e semelhanças entre animais e plantas; conhecer o seu habitat. Também foi desenvolvido no âmbito de outras atividades, extracurriculares, que foram desenvolvidas ao longo do ano, como sendo o projeto Escola + Verde, promovido pelo Município de Vila Verde, tendo como objetivo principal a consciência e educação ambiental e o enfoque na proteção do nosso planeta e das espécies que nele habitam. Esta atividade também permitiu alargar um conjunto de saberes em relação ao conhecimento da meteorologia e clima e da sua influência na vida das espécies. A utilização de instrumentos de observação, como as lupas e os copos visores, permitiram uma observação mais atenta e pormenorizada e a introdução à metodologia científica nas suas diferentes etapas. A “Biodiversidade da minha escola” possibilitou às crianças adquirir conhecimentos sobre o mundo que os rodeia partindo de observações concretas e muito próximas, integradas nas suas vivencias do dia a dia, ultrapassando medos, repugnâncias, percebendo que é necessário conhecer, perceber, para saber como aproximar, como agir, aprender a respeitar e preservar a natureza.

Divulgação:
A divulgação foi feita naturalmente pelas crianças, nomeadamente, através dos relatos em casa, com a família. Esta atividade ainda está a decorrer, porque apesar de estar concluída as seis espécies determinadas, ainda faltam integrar no caderno de campo, novas espécies que foram aparecendo, devido ao interesse que as crianças têm demonstrado, o que permitiu aferir que este desafio teve e tem um ritmo muito intenso. O processo de descoberta e de registos foi partilhado entre os seis grupos do pré-escolar da escola e vai ser apresentado às turmas do primeiro ano, às famílias em forma de e-book e nas redes sociais da escola, do agrupamento e no blogue do projeto Escola + Verde. Este caderno de campo/dossier irá ficar para consulta na escola e terá continuidade, com vista a documentar as espécies existentes na escola.