A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB de S. Vicente Pereira, Jusã (Ovar)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5ºano

N.º de Participantes:
25

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado em sala de aula, com definição de objetivos e distribuição de tarefas. As professoras de Ciências Naturais do 5º C e 5º D, Carla Gonçalves e Íris Nunes, organizaram grupos de trabalho para estudar diferentes aspetos da biodiversidade (plantas, animais, etc.) e planearam os dias e as horas para fazer visitas aos espaços verdes da escola. Na fase de implementação, observaram, recolheram dados, tiraram fotografias e depois em sala de aula preencheram um bilhete de identidade para cada um dos seres vivos identificados. Por fim, apresentaram os resultados à comunidade escolar numa exposição de todos os trabalhos. Selecionaram seis espécies para organizar um Caderno de Campo.

Envolvimento dos alunos:
Os 25 alunos participaram ativamente em todas as fases do projeto. Foram divididos em pequenos grupos, cada um com responsabilidades específicas, como a observação de seres vivos, registo fotográfico, pesquisa de informações, preenchimento dos bilhetes de identidade e preparação de materiais para a apresentação final. Esta divisão permitiu que todos os alunos estivessem envolvidos de forma equilibrada, colaborando entre si e contribuindo para o sucesso do trabalho.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho "Biodiversidade da Minha Escola" foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, integrando conteúdos sobre ecossistemas, preservação do ambiente e sustentabilidade. A atividade permitiu aplicar conhecimentos teóricos em situações práticas, promovendo a observação direta e o trabalho de campo. Paralelamente, teve uma forte componente extracurricular, ao envolver os alunos em atividades fora da sala de aula, como a exploração dos espaços verdes da escola e a criação de materiais para exposição. Este projeto promoveu o trabalho colaborativo, a responsabilidade ambiental e a ligação entre os alunos e os espaços verdes da escola.

Divulgação:
A divulgação do trabalho foi feita através da criação de uma exposição com os bilhetes de identidade das diferentes espécies estudadas, onde todos os alunos, professores, funcionários e encarregados de educação puderam ver os resultados do projeto. Também ficou em exposição o Caderno de Campo realizado com 6 das espécies estudadas. Os grupos apresentaram oralmente os seus trabalhos em sessões organizadas nas turmas, promovendo o diálogo e a sensibilização sobre a importância da biodiversidade. Também foram enviadas fotografias do Caderno de Campo e um texto sobre o projeto realizado para o jornal digital do agrupamento.