A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Roque Gameiro (Amadora)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5ºano

N.º de Participantes:
20 alunos

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A professora responsável por esta atividade do Projeto Eco-escolas organizou, com os alunos, uma aula de campo para observação e registo fotográfico de diferentes espécies de seres vivos existentes no recinto escolar.
Após a aula de campo, a professora mostrou aos alunos as páginas de campo preenchidas, sobre o mesmo tema, nos dois anos letivos anteriores, em que a Escola se inscreveu nesta atividade.
Foi feita a seleção das fotos e espécies animais e vegetais a estudar, diferentes das já estudadas, como continuação do trabalho já realizado.
Os alunos, em grupo, fizeram a pesquisa para identificação e caracterização das espécies em estudo e a sua representação.
Por fim, foram preenchidas as páginas do caderno de campo.
Foi utilizado o mesmo modelo das páginas do caderno de campo elaboradas nos anos letivos anteriores, atualizadas para o presente ano letivo.

Envolvimento dos alunos:
Esta atividade foi proposta a um grupo de cerca de 20 alunos de 5ºano com disponibilidade para a sua realização fora do horário letivo.
Estes alunos mostraram uma grande motivação para a atividade proposta, e empenho na sua realização, podendo o seu envolvimento ser considerado muito bom.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O tema Biodiversidade está diretamente relacionado com os conteúdos da disciplina de Ciências Naturais de 5ºano, bem como com os conhecimentos gerais e preferências dos alunos.
A nossa escola, apesar de estar integrada numa zona urbana, apresenta um enorme espaço verde interno, circundante aos pavilhões das salas de aulas e espaços desportivos e de recreio, e também circundante da Escola, onde pode ser observada uma enorme diversidade de plantas e animais, constituindo assim um espaço privilegiado para a realização de aulas de campo e para o estudo da Biodiversidade, das características morfológicas dos seres vivos, e compreensão da importância da proteção dos espaços verdes e da Biodiversidade neles existente.

Divulgação:
Algumas das páginas de campo realizadas fizeram parte da exposição, aberta a toda a comunidade escolar, "Biodiversidade na nossa escola", juntamente com a exposição referente à Atividade "Operação sem fronteiras - Comércio ilegal, uma via para a extinção.
O trabalho realizado constitui um Portfolio intitulado “A Biodiversidade da nossa escola”, iniciado no ano letivo 2022/2023, e continuado nos anos letivos 2023/2024 e 2024/2025, dentro do tema/atividade “A Biodiversidade na minha escola” proposto pelo Eco-escolas.
As páginas de caderno de campo até agora realizadas serão agrupadas e encadernadas. Este trabalho fará parte do material da BECRE da nossa escola, e poderá aí ser consultado por toda a comunidade educativa.
Gostaríamos que este trabalho tivesse continuidade nos próximos anos letivos, sendo progressivamente acrescentadas a este Portfolio, novas espécies da flora e fauna da nossa escola.