A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto (Sintra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º Ano

N.º de Participantes:
22

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado para as aulas práticas de Ciências Naturais, em desdobramento, por vezes em articulação com Físico-Química e Educação Visual. Foi organizado para ser um trabalho de projeto, desenvolvido ao longo do ano, em grupo. O trabalho foi organizado em fases: 1ª a partir da observação do espaço exterior da nossa escola, orientada através de um guião de campo, os alunos foram à descoberta da biodiversidade em torno de uma árvore que lhes foi atribuída, tendo igualmente recolhido elementos caídos no chão e um pouco do solo;2ª Observação dos elementos recolhidos à vista desarmada e à lupa binocular e desenho dos mesmos; 3ª Pesquisa, na Biblioteca Escolar, com recurso a livros e à internet, das características principais dos seres que descobriram na sua zona de trabalho; 4ª Construção do Caderno de Campo, com as fichas de cada um dos alunos envolvidos.

Envolvimento dos alunos:
foram envolvidos 22 alunos através das atividades constantes na planificação. Para o levantamento da biodiversidade concorreram diversas atividades, algumas delas com parceiros como o Clube Ciência Viva na Escola (levantamento das plantas medicinais da escola) e a Câmara de Sintra (Projeto as Aves da nossa Escola), por exemplo.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho enquadra-se no currículo das Ciências Naturais do 8º Ano, em articulação com Físico-Química e Educação Visual. Para além disso, desenvolve-se no âmbito de projetos/atividades extracurriculares como os clubes CV e Eco escolas.

Divulgação:
A divulgação foi feita com exposição de materiais na sala do Clube Ciência Viva, com comunicação na sala de professores e com a construção do Guia da Biodiversidade da PAN