2.º Jardim-Escola João de Deus (Coimbra)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
2º Ano
N.º de Participantes:
62 alunos
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O desafio de documentar a diversidade de espécies de flora, presente no recinto escolar, foi lançado aos alunos do 2º Ano, que o aceitaram com grande entusiasmo. Deste modo, o trabalho foi planificado, organizado e implementado de acordo com as seguintes etapas:
1ª etapa - Sair para o exterior
Primeiramente, foi dinamizada uma sessão no recreio escolar, onde os alunos descobriram e observaram as diferentes espécies de plantas, categorizando-as de acordo com as suas semelhanças e diferenças (ex.: tipo de caule, forma da folha, cor da flor).
2ª etapa - Investigar e reunir informação
De cada espécie observada, os alunos retiraram uma pequena amostra de folhas ou flores, de modo a proceder à sua identificação, em sala de aula, com a aplicação Pl@ntNet. O uso deste recurso, permitiu-lhes descobrir o nome científico e comum das diversas plantas, e, posteriormente, pesquisar na Internet as suas principais características e discuti-las em grande grupo. Nesta etapa, foi fundamental o guião de pesquisa disponibilizado pela professora, que facilitou o trabalho autónomo das crianças.
3ª etapa - Observar e desenhar
Reunidas as informações, os alunos regressaram ao exterior e observaram, novamente, as plantas, procedendo à sua ilustração. Os desenhos foram realizados através de diversas técnicas, nomeadamente: lápis de cor, marcador e aguarela. Com esta etapa os alunos exploraram a sua criatividade, sentido estético e claro, a capacidade de observação e contemplação dos ínfimos e maravilhosos detalhes das plantas.
4ª etapa - Comunicar e divulgar
Através do registo fotográfico, pesquisas e desenhos das crianças, foi elaborado um Caderno de Campo. Esta documentação foi partilhada com a comunidade escolar, o que originou a execução de placas de identificação, pelos alunos do 4º Ano. As placas foram colocadas junto às respetivas espécies, facilitando a memorização e o conhecimento das plantas existentes no Jardim-Escola.
Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 62 alunos do 2º Ano, que participaram ativamente no processo de aprendizagem, construindo o seu conhecimento de forma colaborativa, curiosa, reflexiva e criativa.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Estudo do Meio (2º Ano)
Domínio: Sociedade/Natureza/Tecnologia
- Descrever elementos naturais e humanos do lugar onde vive através da recolha de informação em várias fontes documentais.
- Representar lugares reais que lhes estão próximos no tempo e no espaço.
- Categorizar os seres vivos de acordo com semelhanças e diferenças observáveis.
- Relacionar as características dos seres vivos (animais e plantas), com o seu habitat.
- Reconhecer a existência de bens comuns à humanidade (água, ar, solo, etc.) e a necessidade da sua preservação.
- Relacionar ameaças à biodiversidade dos seres vivos com a necessidade de desenvolvimento de atitudes responsáveis face à Natureza.
- Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicar, reconhecendo como se constrói o conhecimento.
- Comparar meios de comunicação e informação, atribuindo-lhes relevância pessoal e social.
Divulgação:
A divulgação do Caderno de Campo, dos alunos do 2º Ano, decorreu da seguinte forma:
- Exposição do Caderno de Campo e dos registos gráficos representativos das espécies, no placar principal do Jardim-Escola.
- Identificação das plantas, no recinto escolar, através de placas.
- Partilha nas redes sociais da nossa instituição (Instagram/Facebook).
- Venda de pequenos Cadernos de Campo, na festa de final de ano letivo - ECO Arraial (a realizar brevemente).