Escola Secundária de Barcelinhos (Barcelos)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
8º ano
N.º de Participantes:
58
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O trabalho foi desenvolvido nas aulas de CN. Numa primeira fase foi elaborado o modelo digital do caderno de campo, tendo os alunos ficado a conhecer os diferentes aspetos contemplados para cada espécie – Nome comum e científico/ Registo fotográfico/ Caracterização da espécie/Localização e Registo (representação). Foi dada a conhecer e instalada a aplicação “inaturalist”.
Foram elaborados grupos de trabalho (3 elementos), tendo ficado cada grupo responsável pela identificação e caraterização de pelo menos 6 espécies de flora/fungos e 3 espécies animais.
Foram realizadas, consoante a necessidade das turmas, 1 a 2 aulas de campo e, posteriormente, disponibilizadas 3 aulas para o preenchimento do caderno de campo.
No final do 2º período, cada grupo, apresentou o seu trabalho à turma.
Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 58 alunos do 8º ano que participaram em todo o processo.
Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho foi desenvolvido no âmbito do tema “Ecossistemas – relações bióticas e tróficas. Por esse motivo, no final do caderno de campo, para além da caracterização das espécies, cada grupo tinha que identificar pelo menos duas relações bióticas e construir uma cadeia alimentar.
Divulgação:
A divulgação dos trabalhos foi feita na página de Facebook e Instagram da escola e também foi feita a divulgação através de exposição.