A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária de Barcelinhos (Barcelos)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
10º

N.º de Participantes:
9

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi desenvolvido nas aulas de ADR – Ambiente e Desenvolvimento Rural. Numa primeira fase foi elaborado o modelo digital do caderno de campo, tendo os alunos ficado a conhecer os diferentes aspetos contemplados para cada espécie – Nome comum e científico/ Registo fotográfico/ Caracterização da espécie/Localização e Registo (representação). Foi dada a conhecer e instalada a aplicação “inaturalist”.
Foram elaborados grupos de trabalho (2 elementos), tendo ficado cada grupo responsável pela identificação e caraterização de pelo menos 10 espécies de flora/fungos e 8 espécies animais.
Foram realizadas 3 aulas de campo e, posteriormente, disponibilizadas aulas para o preenchimento do caderno de campo.

Envolvimento dos alunos:
9 alunos do curso profissional do curso de turismo ambiental e rural (10º ano)

Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho foi desenvolvido no âmbito da UFCD "Sistemática dos seres vivos"

Divulgação:
A divulgação dos trabalhos foi feita através de exposição no dia 6 de junho (Dia Aberto).