Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
										Tema da Aula:
Biodiversidade na minha escola - espécies vegetais e animais
                                    
										Introdução:
Os alunos serão convidados para um passeio pela quinta, com o propósito de observarem plantas e pequenos animais. Numa primeira fase, a olho nu, e a seguir com ajuda de lupas. 
À medida que vão observando, os alunos vão descrevendo as características dos seres observados e fazendo o registo fotográfico dos mesmos. Com a ajuda das aplicações Inaturalist, Picture This, Picture Insect, os alunos irão descobrir o nome (vulgar e científico) de cada uma das referidas espécies.
                                    
										Ano de Escolaridade:
Educaçao especial
                                    
										Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
. Identificar plantas e animais de pequeno porte (joaninha, minhoca, abelha…); 
. Saber utilizar meios de observação: lupa, aplicativos de identificação (Inaturalist, PictureThis e Picture Insect); 
.  Reconhecer as principais características das plantas e animais observados:  
    Plantas: tamanho, forma, cor, cheiro; 
    Animais: forma, cor, tamanho, revestimento,  forma de locomoção, habitat; 
. Enriquecer o vocabulário relacionado com a natureza (ex: pele nua, antenas, peludo, voa, rasteja, etc.); 
. Aprender a observar sem perturbar os animais e as plantas, sem os apanhar ou destruir; 
. Saber trabalhar em grupo promovendo a interajuda e a comunicação; 
. Desenvolver a coordenação motora fina (manusear lupas ou pequenas ferramentas de observação).
                                    
										Duração da aula:
60 minutos
                                    
Plano de Aula completo:
Registo Fotográfico da concretização do plano de aula:
 
                    