Escola da Agrela e Vale do Leça (Santo Tirso)
										Tema da Aula:
Atividade: Exploradores da Biodiversidade
                                    
										Introdução:
Objetivo: 
Promover o conhecimento sobre a biodiversidade local através da observação direta, registro fotográfico e elaboração de um caderno de campo com a caracterização e nome científico das espécies vegetais observadas. 
Relacionar com a extinção de espécies, quebra nas cadeias alimentares. 
Desflosteração e consequências  na libertação de oxigénio e acumulação de dióxido de carbono na atmosfera, efeito de estufa e aquecimento global. 
________________________________________ 
Etapas da Atividade 
1. Formação dos Grupos 
•	Dividir a turma em grupos 4 alunos. 
•	Cada grupo será responsável por observar, registrar e estudar um conjunto diferente de espécies durante a visita.  
________________________________________ 
2. Visita aos Jardins 
•	Realizar uma visita aos jardins previamente definidos. 
•	Cada grupo deverá: 
o	Tirar fotos das espécies vegetais que encontrarem. 
o	Observar características como: forma das folhas, tipo de caule, flores, frutos, altura, cor, textura etc. 
o	Anotar essas observações num caderno rascunho. - 1 aula 
________________________________________ 
3. Identificação das Espécies 
•	Após a visita, os grupos utilizarão livros, guias de campo ou recursos online confiáveis (com orientação do professor) para: 
o	Identificar cada espécie fotografada. 
o	Descobrir o nome científico e o nome popular. 
o	Pesquisar informações complementares: habitat, importância ecológica, se é nativa ou exótica, uso medicinal, entre outros. 
________________________________________ 
4. Criação do Caderno de Campo 
•	Cada grupo criará um Caderno de Campo Ilustrado com: 
o	Capa personalizada para cada aluno/a. 
o	Índice das espécies. 
o	Fichas individuais com: 
	Foto da espécie tirada pelo grupo. 
	Nome científico e nome popular. 
	Características morfológicas. 
	Curiosidades e informações adicionais. 
	Data e local da observação. 
Formato: Físico ( feito à mão) - 2 aulas 
________________________________________ 
5. Apresentação Final 
•	Cada grupo fará uma breve apresentação das espécies que estudou. 
•	 Exposição com os cadernos de campo e  apresentações digitais 
________________________________________ 
Avaliação 
Critérios: 
•	Participação e cooperação em grupo. 
•	Qualidade das observações e registros. 
•	Precisão na identificação das espécies. 
•	Clareza, organização e criatividade no caderno de campo. 
•	Comunicação na apresentação final - 2 aulas
                                    
										Ano de Escolaridade:
13 anos
                                    
										Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Promover o conhecimento sobre a biodiversidade local através da observação direta, registro fotográfico e elaboração de um caderno de campo com a caracterização e nome científico das espécies vegetais observadas. 
Relacionar com a extinção de espécies, quebra nas cadeias alimentares, fatores abióticos essenciais para cada espécie e ciclos biogeoquímicos. 
Desflosteração e consequências  na libertação de oxigénio e acumulação de dióxido de carbono na atmosfera, efeito de estufa e aquecimento global.
                                    
										Duração da aula:
5 aulas
                                    
Plano de Aula completo:
Registo Fotográfico da concretização do plano de aula:
 
                    