A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Professores

Escola da Agrela e Vale do Leça (Santo Tirso)

Tema da Aula:
Atividade: Exploradores da Biodiversidade

Introdução:
Objetivo:
Promover o conhecimento sobre a biodiversidade local através da observação direta, registro fotográfico e elaboração de um caderno de campo com a caracterização e nome científico das espécies vegetais observadas.
Relacionar com a extinção de espécies, quebra nas cadeias alimentares.
Desflosteração e consequências na libertação de oxigénio e acumulação de dióxido de carbono na atmosfera, efeito de estufa e aquecimento global.
________________________________________
Etapas da Atividade
1. Formação dos Grupos
• Dividir a turma em grupos 4 alunos.
• Cada grupo será responsável por observar, registrar e estudar um conjunto diferente de espécies durante a visita.
________________________________________
2. Visita aos Jardins
• Realizar uma visita aos jardins previamente definidos.
• Cada grupo deverá:
o Tirar fotos das espécies vegetais que encontrarem.
o Observar características como: forma das folhas, tipo de caule, flores, frutos, altura, cor, textura etc.
o Anotar essas observações num caderno rascunho. - 1 aula
________________________________________
3. Identificação das Espécies
• Após a visita, os grupos utilizarão livros, guias de campo ou recursos online confiáveis (com orientação do professor) para:
o Identificar cada espécie fotografada.
o Descobrir o nome científico e o nome popular.
o Pesquisar informações complementares: habitat, importância ecológica, se é nativa ou exótica, uso medicinal, entre outros.
________________________________________
4. Criação do Caderno de Campo
• Cada grupo criará um Caderno de Campo Ilustrado com:
o Capa personalizada para cada aluno/a.
o Índice das espécies.
o Fichas individuais com:
 Foto da espécie tirada pelo grupo.
 Nome científico e nome popular.
 Características morfológicas.
 Curiosidades e informações adicionais.
 Data e local da observação.
Formato: Físico ( feito à mão) - 2 aulas
________________________________________
5. Apresentação Final
• Cada grupo fará uma breve apresentação das espécies que estudou.
• Exposição com os cadernos de campo e apresentações digitais
________________________________________
Avaliação
Critérios:
• Participação e cooperação em grupo.
• Qualidade das observações e registros.
• Precisão na identificação das espécies.
• Clareza, organização e criatividade no caderno de campo.
• Comunicação na apresentação final - 2 aulas

Ano de Escolaridade:
13 anos

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Promover o conhecimento sobre a biodiversidade local através da observação direta, registro fotográfico e elaboração de um caderno de campo com a caracterização e nome científico das espécies vegetais observadas.
Relacionar com a extinção de espécies, quebra nas cadeias alimentares, fatores abióticos essenciais para cada espécie e ciclos biogeoquímicos.
Desflosteração e consequências na libertação de oxigénio e acumulação de dióxido de carbono na atmosfera, efeito de estufa e aquecimento global.

Duração da aula:
5 aulas

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: