Colégio do Sagrado Coração de Maria (Ourém)
										Tema da Aula:
Estudar a reprodução nas plantas (6.º ano)
                                    
										Introdução:
A aula foi dividida em 2 partes. 
1.ª PARTE (60 minutos) – Após terem sido lecionados os conteúdos relativos à reprodução nas plantas, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos, em pequenos grupos (3 a 4 elementos) foram para o recinto exterior da Escola à procura de características relacionadas com os conteúdos trabalhados previamente.  
A tarefa consistia em fotografar as descobertas.  
Foi criada uma publicação na plataforma institucional Teams, na referida disciplina, na qual os alunos deveriam partilhar as suas fotografias.  
2.ª PARTE (60 minutos) – Com a ajuda de guias de identificação (em livro) e a partir do site “flora.on”, os alunos identificaram algumas das espécies partilhadas na plataforma Teams, aquando da 1.ª parte da atividade. 
De seguida, procederam a algumas ilustrações, tendo o cuidado de legendar os esquemas, de acordo com os conteúdos da disciplina em estudo.
                                    
										Ano de Escolaridade:
11 anos (6.º ano de escolaridade)
                                    
										Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
De acordo com as Aprendizagens Essenciais - Identificar os principais órgãos constituintes da flor, efetuando registos de forma criteriosa; Reconhecer a importância dos agentes de polinização, da dispersão e da germinação das sementes na manutenção das espécies e equilíbrio dos ecossistemas. 
Desenvolver a capacidade de: trabalhar em equipa, realizar tarefas de organização, apresentar ideias, respeitar e argumentar sobre pontos de vista diferentes, selecionar informação pertinente, contribuir para a execução de um trabalho final comum.
                                    
										Duração da aula:
120 minutos (60 + 60)
                                    
Plano de Aula completo:
Registo Fotográfico da concretização do plano de aula:
 
                    