A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Professores

Escola Secundária Almeida Garrett (Vila Nova de Gaia)

Tema da Aula:
Biodiversidade

Introdução:
Atividade
Introdução- 50 minutos
Cada aluno apresenta a evidência da biodiversidade que o rodeia.
Apresentar uma fotografia da biodiversidade da escola e de um vídeo sobre biodiversidade
Estabelecer o debate na turma sobre as evidencias da biodiversidade na escola e no vídeo e a importância da biodiversidade.
Estabelecer o trabalho de pares.
Cada aluno deve instalar previamente no telemóvel as plataformas Inature e Merlin Bird no telemóvel.
Explicar como se processa o uso das plataformas usando uma planta num vaso na sala de aula e colocar o som de um pássaro no computador.
Desenvolvimento-50 minutos
Ir para os espaços exteriores. Cada aluno deve tirar fotografias a um ser e gravar um som de uma ave, ambas as situações para identificação.
Os alunos voltam à sala e no trabalho de pares, um representa o ser vivo fotografado em papel cavalinho A3 e o outro pesquisa informações sobre o ser vivo identificado, causas para o risco de extinção e formas de proteção. As informações são colocadas numa tarefa na plataforma Teams.
Conclusão – 50 min
Os alunos apresentam os resultados aos colegas da turma e fazem a avaliação.

Ano de Escolaridade:
10.º ano

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Objetivos
- Compreender a noção da diversidade biológica.
- Compreender a importância da biodiversidade.
- Reconhecer ameaças à biodiversidade.
- Promover práticas sustentáveis.
- Participar na conservação da biodiversidade da escola.
Conhecimentos
- Importância da biodiversidade,
- Causas para a perda da biodiversidade
- Estratégias de conservação.
Competências desenvolvidas
- Análise crítica.
-Comunicação científica.
-Capacidade de aplicar conhecimentos teóricos na prática, participação em atividades de educação ambiental.
- Desenvolver habilidades de trabalho de campo, recolher e analisar dados, e implementação de soluções práticas para a conservação da biodiversidade.

Duração da aula:
3 tempos de 50 minutos

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: