A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Professores

Escola Básica e Secundária de Lordelo (Paredes)

Tema da Aula:
Identificar a biodiversidade existente na escola

Introdução:
Esta aula insere-se num conjunto de sessões integradas no projeto Eco-Escolas, cujo objetivo é observar, investigar e caracterizar o ecossistema do jardim escolar, promovendo o contacto direto com a natureza. A aula será dedicada à observação no terreno, à recolha de dados e ao registo de espécies, com recurso a ferramentas digitais e científicas. Inclui também a produção de placas identificativas com materiais reutilizados, numa perspetiva interdisciplinar e sustentável.

Ano de Escolaridade:
13-16 anos

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
- Observar e descrever os componentes bióticos e abióticos de um ecossistema;
- Identificar espécies vegetais e animais no ecossistema escolar;
- Utilizar ferramentas digitais de identificação e ciência cidadã;
- Recolher e registar dados no caderno de campo;
- Promover o pensamento crítico e o trabalho colaborativo;
- Sensibilizar para a preservação da biodiversidade local;
- Aplicar conceitos de reutilização e sustentabilidade em contexto educativo.

Duração da aula:
8 x 50 minutos

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: