Escola EB 2,3 de Pedrouços (Maia)
Tema da Aula:
Estudo de um ecossistema local: Identificar a biodiversidade (fauna e flora) existente no jardim da escola
Introdução:
Com esta atividade pretende-se identificar a biodiversidade existente no espaço escolar, uma aprendizagem ativa, com recurso a trabalho de campo e à utilização de aplicações móveis para identificação das espécies observadas.
A atividade poderá constituir um DAC, com as disciplinas de Geografia, Educação visual e Português.
Ano de Escolaridade:
8º
Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Caracterizar o ecossistema envolvente da escola (níveis de organização biológica e biodiversidade) a partir de dados recolhidos no campo; identificar espécies de fauna e flora existentes no recinto escolar; Relacionar os fatores abióticos com a sua influência nos ecossistemas; Envolver o aluno na tomada de decisões e na construção do conhecimento, desenvolver o sentido de responsabilidade, o espírito crítico e a capacidade de trabalho em equipa e em projeto. Utilizar as TIC em contexto pedagógico, nomeadamente, aplicações móveis para identificação de espécies (iNaturalist). Conhecer e divulgar projetos de ciência cidadã.
Duração da aula:
100 minutos (50 minutos para a aula de campo e 50 minutos para a realização do caderno de campo).
Plano de Aula completo:
Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: