A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Professores

Escola Básica José Régio (Portalegre)

Tema da Aula:
A Biodiversidade nos Canteiros de Plantas Aromáticas da Escola: A importância da preservação das espécies vegetais e o papel das plantas aromáticas no ecossistema.

Introdução:
A aula será dedicada à exploração da biodiversidade nos canteiros de plantas aromáticas da escola. Os alunos poderão observar, cheirar e tocar diferentes espécies, explorando as suas características e o papel que desempenham no ecossistema escolar. Vão fotografar as plantas, usar aplicações como PlantNet e iNaturalist para identificar os nomes científicos, desenhá-las em sala e pesquisar sobre as suas propriedades e utilizações. Esta abordagem sensorial e prática promove a compreensão das plantas aromáticas e o desenvolvimento de competências de observação, pesquisa e desenho, reforçando a importância da sua preservação para a biodiversidade e o equilíbrio ecológico.

Ano de Escolaridade:
5º ano (10-11 anos)

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Os objetivos e competências a atingir são:
- Promover o reconhecimento e a valorização da biodiversidade local, em particular
das plantas aromáticas.
- Identificar as espécies de plantas aromáticas (nome científico), utilizando
aplicações digitais como PlantNet e iNaturalist, promovendo o uso consciente da
tecnologia.
- Descrever as características das plantas aromáticas, explorar os seus aromas e
texturas, e refletir sobre as suas funções no ecossistema (atração de
polinizadores, benefícios ambientais, etc.).
- Desenvolver competências de observação e registo, através da fotografia e do
desenho das plantas.
- Incentivar a exploração sensorial da natureza, através do toque e do cheiro das
plantas.
- Refletir sobre a importância da preservação das espécies vegetais e a utilização
sustentável dos recursos naturais.
- Incentivar a preservação da biodiversidade local e o respeito pelos espaços
verdes escolares.
- Trabalhar de forma colaborativa, partilhando responsabilidades na exploração do
ambiente e na análise das informações recolhidas.

Duração da aula:
4 tempos de 50 minutos

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: