A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Professores

Escola EB2/3 Frei Caetano Brandão (Braga)

Tema da Aula:
A biodiversidade do charco pedagógico da escola – observação, registo e valorização dos seres vivos que habitam este ecossistema.

Introdução:
Nesta aula, os alunos serão convidados a explorar o charco pedagógico da escola com o objetivo de observar e identificar diferentes formas de vida que o habitam, nomeadamente animais microscópicos e plantas aquáticas. Através de uma abordagem prática e investigativa, os alunos irão utilizar microscópios digitais para observar os organismos recolhidos, registar as suas características e refletir sobre a importância da biodiversidade no ecossistema local. Esta aula integra-se no projeto “A Biodiversidade da Minha Escola” e contribuirá para a criação de um caderno ilustrado coletivo.

Ano de Escolaridade:
Alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos.

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Objetivos:
- Explorar e reconhecer a biodiversidade existente no charco pedagógico da escola.
- Observar e identificar animais microscópicos e plantas aquáticas.
- Registar informações e características dos seres vivos observados.
- Valorizar a importância da biodiversidade e da preservação dos ecossistemas locais.
Conhecimentos a desenvolver:
- Noções básicas de ecossistema e biodiversidade.
- Nomes e características de animais microscópicos e plantas aquáticas.
- Relações entre os seres vivos e o meio em que vivem.
Competências a atingir:
- Desenvolver capacidades de observação, análise e registo científico.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa e responsável.
- Utilizar corretamente instrumentos de observação como lupas e microscópios.
- Produzir textos curtos e desenhos ilustrativos com base nas observações realizadas.

Duração da aula:
Tempo estimado: 60 minutos. A aula poderá ser dividida em três momentos: 15 minutos para introdução do conteúdo em sala de aula; 20 minutos para observação direta no charco e recolha de amostras; 25 minutos para observação com lupa/microscópio

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: