Escola EB 2,3 D. Pedro IV (Sintra)
Tema da Aula:
Espaço Verde da Escola – “A Biodiversidade Do solo”
Introdução:
Conhecer os espaços verdes da escola em termos de fauna e flora, compreender o termo de biodiversidade, sua importância nos ecossistemas, identificar seres autotróficos/produtores, heterotróficos/consumidores, decompositores e sua importância nas cadeias alimentares e na manutenção do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas.
Também permitiu observar organismos que fazem parte da manta morta, que são decompositores e heterotróficos e abordar a importância dos solos e sua preservação para conservação da biodiversidade entre outras razões.
Ano de Escolaridade:
8º ano de escolaridade - 3ºciclo
Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Os objetivos foram abordar conhecimentos programáticos da disciplina de Ciências Naturais de uma forma mais prática e experimental, assim os alunos puseram em prática a noção de termos e conceitos já estudados nas aulas de Ciências Naturais sobre o tema ecossistemas e puderam testar a sua capacidade de relacionar termos e conceitos, observar e identificar diferentes seres vivos existentes no espaço verde da escola e no seu solo. Também se pretendia que os alunos conseguissem observar e identificar produtores/autotróficos, heterotróficos/consumidores e seres heterotróficos decompositores, relacioná-los com a importância e funções que têm nos ecossistemas e na contribuição para o equilíbrio dinâmico destes.
Também devem compreender a importância do uso de novas tecnologias na investigação e na Ciência, utilizaram a app INaturalist para identificar espécies encontradas no espaço verde da escola.
Duração da aula:
duas aulas de 50 minutos
Plano de Aula completo:
Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: