A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Professores

Jardim de Infância de Trás da Serra (Gondomar)

Tema da Aula:
A Biodiversidade da minha escola

Introdução:
A atividade “Exploração da Biodiversidade da Nossa Escola” propõe às crianças de 3 a 6 anos um contato direto com a natureza através da observação e recolha ética de elementos naturais no jardim e recreio da escola. Em duas sessões, as crianças exploram o espaço exterior com lupas e outros materiais, identificam plantas, insetos e outros elementos do meio ambiente, e representam graficamente as suas descobertas. A experiência promove a curiosidade científica, a expressão artística e a consciência ambiental, culminando na criação de um cartaz coletivo partilhado com as famílias.

Ano de Escolaridade:
3-6 anos

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Objetivos da Aula:
-Fomentar o interesse e respeito pela natureza;
-Estimular a observação, a curiosidade e o espírito investigativo;
-Promover a comunicação oral e o vocabulário relacionado ao meio ambiente;
-Incentivar a expressão gráfica como forma de representação do mundo natural;
Desenvolver atitudes de inclusão, partilha e trabalho em grupo.
Conhecimentos a Desenvolver:
-Conceito básico de biodiversidade (variedade de seres vivos);
-Identificação de elementos naturais comuns (plantas, folhas, insetos, pedras, etc.);
-Noções iniciais sobre habitats e ciclos da natureza;
-Reconhecimento do espaço exterior da escola como ambiente de aprendizagem.
Competências a Atingir:
Competências cognitivas:
Observar, comparar, identificar e classificar elementos da natureza.
Competências linguísticas:
Desenvolver vocabulário relacionado à natureza; expressar ideias, sensações e descobertas oralmente.
Competências motoras:
Coordenar movimentos ao manusear lupas, recolher elementos e desenhar.
Competências socioemocionais:
Trabalhar em grupo, respeitar regras de recolha, escutar e partilhar com os colegas.
Competências artísticas:
Representar visualmente os elementos naturais por meio do desenho e da pintura.

Duração da aula:
Tempo total: 2 sessões de 60 minutos cada (total de 120 minutos) 1ª Sessão – Observação e Recolha: 60 minutos Atividade ao ar livre no jardim e recreio, com exploração, recolha e partilha inicial das descobertas. 2ª Sessão – Estudo e Ilustração: 60 minu

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: