A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Professores

Escola EB 2,3 D Pedro II - Moita (Moita)

Tema da Aula:
Utilizar o espaço exterior da escola para projetos de aprendizagem ativa em trabalho de campo, concretamente, a observação e identificação de espécies de animais e plantas

Introdução:
Na sequência da abordagem do domínio/conteúdo “Cadeias Tróficas”, da disciplina de Ciências Naturais, e da possível participação num projeto eTwinning, da disciplina de Oficina de Línguas Estrangeiras - Espanhol, do 8º ano, os alunos são desafiados a inventariar a diversidade de seres vivos (ex: plantas, cogumelos, aves, insetos, répteis, etc.) que encontrem no recinto escolar, através da observação e da captura de imagens. De entre essas espécies os alunos são desafiados a escolher uma, seguindo-se um trabalho de pesquisa de informação sobre as mesmas com vista à elaboração de fichas de espécie. Estas, contemplando a produção de ilustrações científicas das espécies escolhidas no âmbito da disciplina de Educação Visual, integrarão um “Caderno de Campo”, que ficará exposto na Biblioteca escolar, disponível para ser consultado e continuado em anos letivos futuros.
Aquando das saídas para o exterior, os alunos recorrerão a Guias de Campo e a aplicações de telemóvel que lhes facilitarão a identificação dos espécimes encontrados.
As fotografias da atividade serão divulgadas no Padlet do projeto Eco Escolas. De referir que o projeto também será apresentado no “Congresso Jovem Eco-Escolas”, a realizar no dia 2 de junho de 2025, na Biblioteca Municipal da Moita.

Ano de Escolaridade:
8º ano -dos 12 aos 14 anos

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
• Conhecer a biodiversidade do espaço exterior/recreio da escola;
• Sensibilizar para a importância e a necessidade da preservação da biodiversidade;
• Realizar aprendizagens significativas, em trabalho de campo;
• Elaborar uma lista em aberto das espécies existentes no recinto escolar;
• Conhecer algumas características das espécies identificadas;
• Aprender a identificar as espécies pelo seu nome vulgar e científico;
• Identificar o nicho ecológico de cada espécie estudada bem como a sua posição nas cadeias
tróficas;
• Distinguir espécie autóctone, de exótica e invasora;
• Identificar as causas da extinção das espécies;
• Utilizar os dispositivos móveis para obtenção de fotografias;
• Utilizar aplicações móveis e guias de identificação para identificação das espécies;
• Estimular a pesquisa de informação de forma crítica e autónoma;
• Desenvolver a expressão escrita e oral, em língua portuguesa, mas também em língua espanhola/estrangeira;
• Desenvolver o trabalho em equipa;
• Experimentar processos artísticos (fotografia e ilustração científica);
• Desenvolver a ligação dos alunos à Natureza.

Duração da aula:
6 blocos de 50 minutos

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: