A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Professores

Escola Básica de Estadinha (Felgueiras)

Tema da Aula:
Animais em vias de extinção

Introdução:
No presente ano letivo exerço funções como Professor Titular da Turma GB na Escola Básica da
Estradinha-Sendim. A turma é constituída por 14 alunos, 9 raparigas e cinco rapazes, sendo uma
turma mista de terceiro e quarto ano de escolaridade. Um aluno beneficia, ao abrigo Decreto-Lei
54/2018, de 6 de julho, de Medidas Universais e que requer muita atenção e apoio, principalmente
na disciplina de Matemática e Português. É uma turma, que na sua generalidade, apresenta bons
resultados académicos. Contudo, alguns apresentam um ritmo de trabalho lento, necessitando de
um apoio mais individualizado e diferenciado. No trabalho diário com esta turma, é fundamental
saber conciliar os diversos níveis existentes entre os vários alunos, atendendo sempre às
dificuldades e necessidades de cada um em particular, estando a ser implementadas estratégias
para rentabilizar o trabalho de cada aluno. Nesta aula será trabalhada a disciplina de Estudo do
Meio com o tema das espécies de animais e plantas ameaçadas de extinção ou extintas e as causas
desse fenómeno. Exploramos a interdisciplinaridade de Português com os domínios da Oralidade,
Educação Literária, Leitura e interpretação pelo facto de serem considerados domínios
fundamentais para o desenvolvimento de múltiplas aprendizagens. Com esta aula pretender-se-á
reforçar as aprendizagens dos alunos, uma vez que será dada primazia à
consolidação/sistematização de alguns conteúdos anteriormente abordados. Permitirá, também,
que desenvolvam as suas aprendizagens de forma lúdica e entusiástica, facilitando a manutenção
da atenção/concentração nas tarefas, favorecendo o processo ensino/aprendizagem

Ano de Escolaridade:
3º e 4ano-14 alunos

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
-Estudo do Meio:
• Identificar animais em vias de extinção ou mesmo extintos, investigando as razões que
conduziram a essa situação.
• Identificar plantas em vias de extinção ou mesmo extintas, investigando as razões que conduziram
a essa situação.
- Português
• Oralidade – Escutar os outros e esperar pela sua vez para falar; Respeitar regras da interação
discursiva; -Distinguir entre factos e opiniões, informação implícita e explícita, essencial e acessório,
denotação e conotação;
• Leitura - Inferir o tema e resumir as ideias centrais de textos associados a diferentes finalidades.
(lúdicas, estéticas, informativas); - Ler textos com características narrativas e descritivas de maior
complexidade, associados a finalidades várias e em suportes variados.
-TIC: Mostrar a capacidade para a realização das atividades propostas ao usar corretamente o
equipamento informático para a realização de trabalhos com recurso às plataformas educativas
digitais:Quizizz, acesso aos servidores pessoais do professor e a ferramentas como limesurvey,
centro de recursos, canais com páginas privadas e públicas.
Estruturação da aula/ orientação das atividades:
• Apresentação de um vídeo da Escola Virtual alusivo aos seres vivos em extinção e extintos;
• Exploração ideológica do vídeo.
.Exploração de uma apresentação no gamma.
• Leitura individual de textos do manual;
• Exploraração de uma galeria de animais em risco de extinção;
• Leitura pelos alunos de uma notícia do lince-ibérico, análise e interpretação.
•Em trabalho individual, responder a questões da ficha de leitura/questionário(manual);
• Realização de um questionário no quizizz para verificação e aferição dos conteúdos assimilados;
•Autoavaliação com o servidor pessoal na seção de inquéritos na ferramenta limesurvey.

Duração da aula:
90 m

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: