Escola Básica de Estadinha (Felgueiras)
										Tema da Aula:
Animais em vias de extinção
                                    
										Introdução:
No presente ano letivo exerço funções como Professor Titular da Turma GB na Escola Básica da 
Estradinha-Sendim. A turma é constituída por 14 alunos, 9 raparigas e cinco rapazes, sendo uma 
turma mista de terceiro e quarto ano de escolaridade. Um aluno beneficia, ao abrigo Decreto-Lei 
54/2018, de 6 de julho, de Medidas Universais e que requer muita atenção e apoio, principalmente 
na disciplina de Matemática e Português. É uma turma, que na sua generalidade, apresenta bons 
resultados académicos. Contudo, alguns apresentam um ritmo de trabalho lento, necessitando de 
um apoio mais individualizado e diferenciado. No trabalho diário com esta turma, é fundamental 
saber conciliar os diversos níveis existentes entre os vários alunos, atendendo sempre às 
dificuldades e necessidades de cada um em particular, estando a ser implementadas estratégias 
para rentabilizar o trabalho de cada aluno. Nesta aula será trabalhada a disciplina de Estudo do 
Meio com o tema das espécies de animais e plantas ameaçadas de extinção ou extintas e as causas 
desse fenómeno. Exploramos a interdisciplinaridade de Português com os domínios da Oralidade, 
Educação Literária, Leitura e interpretação pelo facto de serem considerados domínios 
fundamentais para o desenvolvimento de múltiplas aprendizagens. Com esta aula pretender-se-á 
reforçar as aprendizagens dos alunos, uma vez que será dada primazia à 
consolidação/sistematização de alguns conteúdos anteriormente abordados. Permitirá, também, 
que desenvolvam as suas aprendizagens de forma lúdica e entusiástica, facilitando a manutenção 
da atenção/concentração nas tarefas, favorecendo o processo ensino/aprendizagem
                                    
										Ano de Escolaridade:
3º e 4ano-14 alunos
                                    
										Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
-Estudo do Meio: 
• Identificar animais em vias de extinção ou mesmo extintos, investigando as razões que 
conduziram a essa situação. 
• Identificar plantas em vias de extinção ou mesmo extintas, investigando as razões que conduziram 
a essa situação. 
- Português 
• Oralidade – Escutar os outros e esperar pela sua vez para falar; Respeitar regras da interação 
discursiva; -Distinguir entre factos e opiniões, informação implícita e explícita, essencial e acessório, 
denotação e conotação; 
• Leitura - Inferir o tema e resumir as ideias centrais de textos associados a diferentes finalidades. 
(lúdicas, estéticas, informativas); - Ler textos com características narrativas e descritivas de maior 
complexidade, associados a finalidades várias e em suportes variados. 
-TIC: Mostrar a capacidade para a realização das atividades propostas ao usar corretamente o 
equipamento informático para a realização de trabalhos com recurso às plataformas educativas 
digitais:Quizizz, acesso aos servidores pessoais do professor e a ferramentas como limesurvey, 
centro de recursos, canais com páginas privadas e públicas. 
Estruturação da aula/ orientação das atividades: 
• Apresentação de um vídeo da Escola Virtual alusivo aos seres vivos em extinção e extintos; 
• Exploração ideológica do vídeo. 
.Exploração de uma apresentação no gamma. 
• Leitura individual de textos do manual; 
• Exploraração de uma galeria de animais em risco de extinção; 
• Leitura pelos alunos de uma notícia do lince-ibérico, análise e interpretação. 
•Em trabalho individual, responder a questões da ficha de leitura/questionário(manual); 
• Realização de um questionário no quizizz para verificação e aferição dos conteúdos assimilados; 
•Autoavaliação com o servidor pessoal na seção de inquéritos na ferramenta limesurvey.
                                    
										Duração da aula:
90 m
                                    
Plano de Aula completo:
Registo Fotográfico da concretização do plano de aula:
 
                    