A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Professores

Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Real)

Tema da Aula:
Modelação e impressão 3D de chaveiros em formato de morcego - sensibilizar os alunos sobre a importância dos morcegos para o equilíbrio dos ecossistemas

Introdução:
Nesta aula, os alunos irão explorar a importância dos morcegos para o equilíbrio dos ecossistemas e utilizar a modelação 3D para criar porta-chaves em formato de morcego. A atividade será realizada no Tinkercad, onde os estudantes irão aprender conceitos básicos de design 3D e desenvolver as suas próprias peças. Os porta-chaves produzidos serão impressos e vendidos de forma a angariar fundos destinados à compra de abrigos para morcegos, promovendo a conservação destes animais. Para além da aprendizagem tecnológica, a aula incentiva a consciencialização ambiental e a participação ativa em ações sustentáveis.

Ano de Escolaridade:
8º ano (13 anos)

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Objetivos:
Sensibilizar os alunos para a importância dos morcegos no equilíbrio dos ecossistemas.
Desenvolver competências em modelação 3D através do Tinkercad.
Criar um produto sustentável (porta-chaves em formato de morcego) com um propósito ambiental.
Estimular o pensamento crítico e a criatividade no design de objetos funcionais.
Promover o trabalho em equipa e a participação ativa em projetos de impacto social e ambiental.
Conhecimentos a atingir:
Função ecológica dos morcegos e a sua importância na biodiversidade.
Princípios básicos de design 3D e modelação digital.
Processo de impressão 3D e suas aplicações práticas.
Conceito de sustentabilidade e economia circular aplicada a projetos escolares.
Competências a desenvolver:
Tecnológicas: Uso de ferramentas de modelação 3D (Tinkercad) e noções de impressão 3D.
Ambientais: Consciencialização sobre conservação da biodiversidade e soluções sustentáveis.
Criativas: Desenvolvimento de projetos inovadores e resolução de problemas através do design.
Colaborativas: Trabalho em equipa na criação e apresentação do projeto.
Empreendedoras: Planeamento e execução de uma ação prática para angariar fundos para a compra de abrigos para morcegos.

Duração da aula:
100 minutos

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: