Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Real)
										Tema da Aula:
Modelação e impressão 3D de chaveiros em formato de morcego - sensibilizar os alunos sobre a importância dos morcegos para o equilíbrio dos ecossistemas
                                    
										Introdução:
Nesta aula, os alunos irão explorar a importância dos morcegos para o equilíbrio dos ecossistemas e utilizar a modelação 3D para criar porta-chaves em formato de morcego. A atividade será realizada no Tinkercad, onde os estudantes irão aprender conceitos básicos de design 3D e desenvolver as suas próprias peças. Os porta-chaves produzidos serão impressos e vendidos de forma a angariar fundos destinados à compra de abrigos para morcegos, promovendo a conservação destes animais. Para além da aprendizagem tecnológica, a aula incentiva a consciencialização ambiental e a participação ativa em ações sustentáveis.
                                    
										Ano de Escolaridade:
8º ano (13 anos)
                                    
										Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Objetivos: 
Sensibilizar os alunos para a importância dos morcegos no equilíbrio dos ecossistemas. 
Desenvolver competências em modelação 3D através do Tinkercad. 
Criar um produto sustentável (porta-chaves em formato de morcego) com um propósito ambiental. 
Estimular o pensamento crítico e a criatividade no design de objetos funcionais. 
Promover o trabalho em equipa e a participação ativa em projetos de impacto social e ambiental. 
Conhecimentos a atingir: 
Função ecológica dos morcegos e a sua importância na biodiversidade. 
Princípios básicos de design 3D e modelação digital. 
Processo de impressão 3D e suas aplicações práticas. 
Conceito de sustentabilidade e economia circular aplicada a projetos escolares. 
Competências a desenvolver: 
Tecnológicas: Uso de ferramentas de modelação 3D (Tinkercad) e noções de impressão 3D. 
Ambientais: Consciencialização sobre conservação da biodiversidade e soluções sustentáveis. 
Criativas: Desenvolvimento de projetos inovadores e resolução de problemas através do design. 
Colaborativas: Trabalho em equipa na criação e apresentação do projeto. 
Empreendedoras: Planeamento e execução de uma ação prática para angariar fundos para a compra de abrigos para morcegos.
                                    
										Duração da aula:
100 minutos
                                    
Plano de Aula completo:
Registo Fotográfico da concretização do plano de aula:
 
                    