A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Professores

Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)

Tema da Aula:
A vida escondida nos jardins da nossa escola: levar os alunos a observar, identificar e valorizar a biodiversidade existente no ambiente escolar, reconhecendo sua importância ecológica e refletindo sobre como preservá-la.

Introdução:
A aula consiste numa exploração prática e reflexiva do espaço escolar,
com o objetivo de identificar os seres vivos (plantas, insetos, aves, etc.) presentes ali e
refletir sobre a importância de preservar essa biodiversidade local.
Poderá seguir as seguintes etapas:
a) Exploração do conceito de Biodiversidade;
b) Observação atenta do pátio, jardins, horta, muros, árvores, até pequenos
espaços com vegetação; identificação de espécies; registo das observações:
nome, características, local onde foi visto, quantidade, comportamento. Podem
usar lupas, cadernos de campo e máquinas fotográficas.
c) Sistematização em sala de aula: debate sobre o que foi observado; organização
das informações recolhidas.
d) Discussão e sensibilização: Como podemos proteger essa biodiversidade?; Que
impactos as nossas ações têm sobre ela?; Que mudanças ou cuidados podem
ser implementados no dia a dia escolar?

Ano de Escolaridade:
4o Ano (9/10 anos)

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Compreender o conceito de biodiversidade e sua importância.
Identificar espécies de flora e fauna presentes no espaço escolar.
Desenvolver a capacidade de observação e registo científico.
Promover atitudes de respeito, cuidado e valorização do ambiente natural.
Estimular a reflexão sobre a relação entre a ação humana e a conservação da natureza.
Envolver os alunos no conhecimento e proteção da biodiversidade local.

Duração da aula:
Dois blocos de 45 minutos

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: