- Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
- Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
- Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Águeda ( 2 trabalhos )
Jardim de Infância de Castanheira do Vouga (Águeda)
Este trabalho surge de uma escolha em eco conselho dos desafios a participar. Esta proposta de trabalho só foi direcionada para as crianças de 5/6anos. Numa primeira fase as crianças observaram diferentes labirintos em imagens e vídeos sobre formigas e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância de Castanheira do Vouga (Águeda)
Este trabalho surge de uma escolha em eco conselho dos desafios a participar. Esta proposta de trabalho só foi direcionada para as crianças de 5/6anos. Numa primeira fase as crianças observaram diferentes labirintos em imagens e vídeos sobre formigas e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Caminha ( 1 trabalho )
Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Caminha (Caminha)
O trabalho foi feito com o envolvimento de todo o grupo. Introduzimos a personagem Ecolápis, que passou a estar presente em sala. Começamos por perceber os lápis de cor que tínhamos em sala e questionar a proveniência dos mesmos. Tentamos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Castelo Branco ( 2 trabalhos )
Escola EB1 de Alcains (Castelo Branco)
Primeiro vimos o video de apoio e começámos a trabalhar.Fizemos uma esquadria para o formato A3 numa cartolina e libertámos a imaginação! Este grupo considerou o Eco-lápis tão bonito que capricharam no seu desenho mas depois era uma pena escondê-lo..... […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 de Alcains (Castelo Branco)
Primeiro vimos o video de apoio e começámos a trabalhar! Fizemos uma esquadria para o formato A3 numa cartolina e libertámos a imaginação! Este grupo escondeu o Eco-lápis muito bem desenhado no tronco e pintamos o tronco de castanho .....a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Coimbra ( 2 trabalhos )
Centro Infantil João de Deus (Coimbra)
“As mãos até o lápis chegar à minha mão” Após a observação dos materiais disponibilizados pela Faber – Castel, foi conversado em grande grupo sobre a variedades de mãos, que apoiam a criação dos lápis e outros materiais que são […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro Infantil João de Deus (Coimbra)
Inicialmente as crianças observaram o vídeo disponibilizado sobre o processo de construção do lápis. De seguida, dialogaram sobre o mesmo em contexto de sala. Cada aluno deu a sua opinião e realizou um ecolabirinto com diversos materiais disponibilizados. Este foi […]
Ver a página do trabalho aqui.
Évora ( 1 trabalho )
Obra de Promoção Social da Sagrada Família - Casa do Sagrado Coração de Jesus (Évora)
Realização de um cartaz onde é possível visualizar todos os elementos pretendidos no regulamento. Inicialmente em grande grupo conversámos sobre a construção dos lápis de cor, realizamos uma investigação sobre o tema através dos folhetos informativos e vídeos disponíveis. Após […]
Ver a página do trabalho aqui.
Figueira da Foz ( 2 trabalhos )
Escola Básica Rui Martins (Figueira da Foz)
Para a elaboração deste desafio, os alunos pesquisaram sobre a extração do minério, que dá origem ao material necessário ao fabrico de lápis (grafite), visto que, a maioria dos alunos desconheciam que o grafite é um material utilizado no fabrico […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Rui Martins (Figueira da Foz)
Para a elaboração deste desafio, os alunos pesquisaram sobre a extração do minério, que dá origem ao material necessário ao fabrico de lápis (grafite), visto que, a maioria dos alunos desconheciam que o grafite é um material utilizado no fabrico […]
Ver a página do trabalho aqui.
Guimarães ( 2 trabalhos )
Escola EB1 de Motelo (Guimarães)
Os alunos do 4º ano, da turma 4º BM participaram com entusiasmo e bastante empenho neste projeto. A primeira parte do trabalho teve uma componente oral. Os alunos à “Oficina de Ilustração – Ecolabirinto”, com a formadora e professora Carla […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 de Motelo (Guimarães)
Os alunos do 4º ano, da turma 4º BM participaram com entusiasmo e bastante empenho neste projeto. A primeira parte do trabalho teve uma componente oral. Os alunos à “Oficina de Ilustração – Ecolabirinto”, com a formadora e professora Carla […]
Ver a página do trabalho aqui.
Loures ( 1 trabalho )
Escola EB da Bela Vista (Loures)
ESCOLA BÁSICA DA BELA VISTA BVPR3 ECOLABIRINTO Era uma vez um lápis chamado ECOLÁPIS Muito vaidoso porque era rosa e tinha bolinhas. Ele era muito curioso e por isso resolveu investigar como tinha nascido. Pediu ajuda aos amigos. Os amigos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Matosinhos ( 2 trabalhos )
Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)
A pesquisa para a realização do trabalho foi dividida em várias etapas: Levantamento de Dados: Recolha de informações sobre as minas de grafite e os seus impactos ambientais atuais. Desenvolvimento do Conceito de Ecolabirinto: Definição dos parâmetros para a criação […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)
A pesquisa para a realização do trabalho foi dividida em várias etapas: Recolha de dados: Recolha de informações sobre as minas de grafite e os seus impactos ambientais atuais. Desenvolvimento do conceito de ecolabirinto: Definição dos parâmetros para a criação […]
Ver a página do trabalho aqui.
São Vicente ( 1 trabalho )
Infantário do Bom Jesus de Ponta Delgada (São Vicente)
Após a leitura do Regulamento da Atividade Ecolabirinto a equipa coordenadora do Eco-Escolas considerou que seria uma atividade adequada à faixa etária das crianças do infantário. Desta forma, decidimos convidar uma Encarregada de Educação para dar o seu contributo na […]
Ver a página do trabalho aqui.
Setúbal ( 1 trabalho )
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell 2024-25 Memória Descritiva Participantes: Este painel resultou do trabalho desenvolvido por alguns alunos da turma A (Carolina Machado – 11 anos, Jennifer Fuzeta – 14 anos e Daniel Vitório – 16 anos) desta Escola de Educação […]
Ver a página do trabalho aqui.
Almada ( 2 trabalhos )
Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada)
A aluna referiu que antes de iniciar este trabalho fez várias pesquisas em vários sites para obter algumas inspirações. Posteriormente fez vários esboços, tendo optado por este como trabalho final. Utilizou a técnica do lápis de cor e dos marcadores. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada)
O aluno referiu ter gostado muito de fazer este projeto por gostar muito da personagem do Eco-Lápis. Deu ênfase a alguns pormenores que se podem encontrar numa mina, tais como o modo como a luz é projetada no subsolo, as […]
Ver a página do trabalho aqui.
Amadora ( 2 trabalhos )
Escola Básica 2,3 Almeida Garrett (Amadora)
Em primeiro lugar os alunos visionaram o vídeo "Como é feito o lápis de cor e o lápis preto Faber-Castell". Seguidamente promoveu-se a reflexão sobre os impactos do consumismo de produtos, muito para além das necessidades efetivas, e do desperdício. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica 2,3 Almeida Garrett (Amadora)
Em primeiro lugar os alunos visionaram o vídeo "Como é feito o lápis de cor e o lápis preto Faber-Castell". Seguidamente promoveu-se a reflexão sobre os impactos do consumismo de produtos, muito para além das necessidades efetivas, e do desperdício. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Estarreja ( 2 trabalhos )
Escola EB 2,3 de Pardilhó (Estarreja)
Memória Descritiva O desafio “ Eco Labirinto”, proposto pela parceria ABAE | Eco-Escolas e a FaberCastell, tem por objetivo principal sensibilizar alunos e professores para os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos e a promoção de atitudes […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 de Pardilhó (Estarreja)
Memória Descritiva O desafio “ Eco Labirinto”, proposto pela parceria ABAE | Eco-Escolas e a FaberCastell, tem por objetivo principal sensibilizar alunos e professores para os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos e a promoção de atitudes […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lisboa ( 2 trabalhos )
Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)
Neste ano letivo de 2024-2025, ABAAE, em colaboração com a Faber-Castell, lançou um desafio criativo: a conceção de um ecolabirinto.. Este desafio propõe uma viagem de um lápis, partindo de uma árvore, símbolo da vida e da sustentabilidade, até alcançar […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)
Neste ano letivo de 2024-2025, ABAAE, em colaboração com a Faber-Castell, lançou um desafio criativo: a conceção de um ecolabirinto.. Este desafio propõe uma viagem de um lápis, partindo de uma árvore, símbolo da vida e da sustentabilidade, até alcançar […]
Ver a página do trabalho aqui.
Portalegre ( 2 trabalhos )
Escola Básica José Régio (Portalegre)
No âmbito do Desafio "EcoLabirinto", os alunos do 5º C participaram na criação de ilustrações que representassem o percurso desde uma árvore até uma mina de grafite, elemento fundamental para a produção do Ecolápis. Num primeiro momento, a turma assistiu […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica José Régio (Portalegre)
No âmbito do Desafio "EcoLabirinto", os alunos do 5.º C participaram na criação de ilustrações que representassem o percurso desde uma árvore até uma mina de grafite, elemento essencial para a produção do Ecolápis. Inicialmente, a turma visualizou um vídeo […]
Ver a página do trabalho aqui.
Serpa ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Abade Correia da Serra (Serpa)
O trabalho foi feito numa cartolina, foi utilizado minas de lapiseira colocados junto á saída do labirinto, na entrada deste foi construída uma árvore com casca e folhas de árvore. Foram também utilizados vários lápis. Foram os alunos que adquiriram […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Famalicão ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Bernardino Machado Joane (Vila Nova de Famalicão)
O trabalho foi explicado de acordo com as regras estipuladas. Foi dada liberdade aos alunos para explorarem a sua criatividade. Foram vários os trabalhos feitos por alunos de 5.º ano de várias turmas. Usaram marcadores, lápis de cor e lápis […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Real ( 1 trabalho )
Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Real)
Título do Projeto: Ecolabirinto – A Jornada do Ecolápis Slogan: Do coração da terra até uma folha de papel em branco: a viagem do Ecolápis que rabisca sonhos com todo o encanto. Mensagem: O nosso solo é como um tesouro […]
Ver a página do trabalho aqui.
Almada ( 2 trabalhos )
Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada)
A aluna descreveu que para realizar este trabalho observou várias fotografias de labirintos. Para a casa, aproveitou a ideia feita no trabalho do ano letivo passado tendo reformulado alguns elementos. Aplicou a técnica dos marcadores e lápis de cor. Aluna […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada)
A aluna descreveu que para realizar este trabalho fez várias pesquisas sobre labirintos. Este labirinto tem um único caminho possível desde o Ecolápis até à gruta. Referiu que deu mais ênfase à elaboração do labirinto do que propriamente ao espaço […]
Ver a página do trabalho aqui.