Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
9 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
No contexto da abordagem ao ciclo de vida do Ecolápis, o aluno criou um desenho original e expressivo que representa uma parte essencial desse percurso: o ambiente natural onde começa a produção do lápis - a floresta.
O desenho retrata uma paisagem arborizada com céu azul, nuvens e um sol radiante no canto superior direito, simbolizando um ecossistema saudável. O elemento mais marcante é um percurso subterrâneo representado por túneis largos de cor castanha, que percorrem toda a base do desenho. No interior de um dos túneis, o aluno desenhou uma figura animada e sorridente com forma de lápis — o “Ecolápis”, atribuindo-lhe características humanas como braços, olhos e expressão facial. Esta personagem parece estar a dar as boas-vindas a quem observa o desenho, transmitindo simpatia e proximidade com o tema trabalhado.
A atividade teve como principais objetivos:
– Tomar conhecimento do processo de extração do grafite, representando a ligação entre o subsolo e a matéria-prima essencial do lápis;
– Conhecer o ciclo de vida do Ecolápis, com base na brochura e cartaz informativo da Faber-Castell;
– Refletir sobre os impactos ambientais associados à extração de recursos naturais e ao consumo consciente;
– Desenvolver competências de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, incentivando atitudes responsáveis perante o ambiente;
– Estimular a criatividade, através da criação de personagens e narrativas visuais;
– Aplicar técnicas de desenho e pintura, usando lápis de cor e preenchimento cuidadoso de áreas.
O trabalho revela um bom domínio da composição espacial, criatividade na construção da narrativa e um forte sentido de ligação entre natureza, sustentabilidade e educação ambiental. Através da arte, foi possível trabalhar valores e conhecimentos essenciais para a formação de uma consciência ecológica.