ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
9

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
MEMÓRIA DESCRITIVA
“Do Grafite ao Ecolápis”
No âmbito do trabalho desenvolvido sobre o ciclo de vida do Ecolápis, o aluno realizou um desenho criativo que representa duas fases essenciais deste processo: a extração do grafite e a relação com o meio ambiente natural.
O desenho está dividido visualmente em duas áreas principais. À esquerda e em cima, o aluno representou uma floresta com árvores frondosas, sugerindo o ambiente de onde provém a madeira usada na produção do lápis. Também se observa uma área subterrânea com túneis, retratando um espaço natural e rico em biodiversidade, com elementos como ossos e vestígios que despertam curiosidade sobre o que está debaixo da terra.
À direita, a cena muda para uma mina de extração de grafite. O solo é pintado com tons de cinza-escuro e pontilhado com áreas pretas que representam o mineral. Vemos equipamentos de mineração, como lâmpadas suspensas, estruturas metálicas e um trabalhador com capacete e roupa apropriada. O operário simboliza o esforço humano necessário para extrair os recursos naturais. Há também carrinhos de transporte e sinais de aviso, reforçando o ambiente industrial da mina.
Este trabalho teve como objetivos:
– Tomar conhecimento do processo de extração do grafite, reconhecendo o seu papel na produção do lápis;
– Conhecer o ciclo de vida do Ecolápis, com base no estudo da brochura e cartaz informativo da Faber-Castell;
– Refletir sobre os impactos ambientais da produção, do uso e do descarte dos produtos escolares;
– Desenvolver competências em Educação Ambiental para a Sustentabilidade, sensibilizando para a importância de práticas conscientes;
– Estimular a criatividade através da interpretação visual do tema;
– Aplicar técnicas de desenho e pintura, utilizando materiais simples para construir uma narrativa visual detalhada e expressiva.
O trabalho do aluno demonstra atenção aos detalhes, capacidade de observação e criatividade. Através da arte, o aluno refletiu sobre a ligação entre a natureza e os produtos que usamos no dia a dia, reforçando a importância de preservar o meio ambiente e fazer escolhas sustentáveis.