ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola EB1+JI de Santa Maria (Lagos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
9-10 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
O presente trabalho teve como objetivo principal a sensibilização para a reutilização de materiais e o estímulo ao pensamento ecológico e criativo.
A investigação inicial sobre o tema foi realizada através da leitura do regulamento do projecto e da visualização de um vídeo que demonstrava passo a passo como construir um labirinto. Este recurso visual foi fundamental para inspirar os alunos.
O envolvimento dos alunos foi bastante ativo e entusiástico. Participaram em todas as fases do projeto, desde a elaboração do design do labirinto e pintura. Trabalharam de forma colaborativa, dividindo tarefas e partilhando ideias, o que também contribuiu para o desenvolvimento de competências sociais, de organização e de resolução de problemas.
Para a pintura foram utilizados materiais simples e sustentáveis, incluindo tintas à base de água (aguarelas, lápis de cor e marcadores), pincéis reciclados. As cores escolhidas refletiram a temática ecológica, com predominância de verdes, azuis e tons terra.
O EcoLabirinto final resultou numa estrutura criativa, funcional e atrativa, que além de estimular a diversão e o raciocínio dos alunos, reforçou a importância da reutilização de materiais e do trabalho em equipa em prol do meio ambiente.
Este projeto não só proporcionou uma experiência educativa prática e enriquecedora, como também reforçou o compromisso da escola com os princípios da sustentabilidade e da cidadania ativa.