Escola Básica João de Barros (Figueira da Foz)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
12 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi apresentado às turmas do 5.º e 6.º anos o desafio Faber-Castell “Ecolabirinto”, integrado nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica e Complemento de Educação Artística.
Os alunos demonstraram interesse em participar no projeto, que proporcionou uma abordagem educativa e criativa sobre sustentabilidade e consumo consciente. Durante as atividades, os estudantes exploraram o processo de extração do grafite e conheceram o ciclo de vida do Ecolápis, com base no material disponibilizado pela Faber-Castell, nomeadamente a brochura informativa e o cartaz ilustrativo presentes na página do Eco-Escolas. Assistiram ainda ao vídeo “Faber-Castell – Escute o som da nossa pegada de carbono neutra...”, que serviu de ponto de partida para uma reflexão crítica sobre os impactos ambientais associados à produção, utilização e descarte de materiais escolares. Através desta iniciativa, os alunos desenvolveram conhecimentos, competências e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, além de estimularem a criatividade ao serem desafiados a criar uma história visual protagonizada pelo Ecolápis.
Apesar do entusiasmo demonstrado, apenas uma aluna concluiu o trabalho e entregou-o dentro do prazo estipulado. A sua criação destacou-se pela originalidade e atenção ao detalhe: o labirinto, por ela concebido, inicia-se numa árvore majestosa, símbolo da origem natural do Ecolápis, e termina numa mina de grafite situada nas profundezas da terra. Pelo caminho, o Ecolápis encontra diversos elementos do subsolo, como morcegos, toupeiras, ossos e fósseis, compondo um percurso visualmente rico e simbolicamente relevante. A fase de aplicação cromática conferiu identidade e expressividade à narrativa visual. A aluna utilizou uma paleta inspirada na natureza – com tons de verde, castanho, laranja, rosa e preto – reforçando a ligação ao meio ambiente. Para a execução, recorreu a lápis de cor Faber-Castell, caneta de ponta fina para os contornos, caneta-pincel para detalhes e papel para esfumar, demonstrando domínio técnico e sensibilidade artística.