ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola EB 2,3 Nº2 de Elvas (Elvas)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
13 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Metodologia:
O trabalho foi elaborado por uma aluna do 8º ano nas aulas de EV. Os alunos começaram por consultar a informação disponibilizada no regulamento, realizaram em seguida uma pesquisa visual e, finalmente, iniciaram a realização de esboços. Posteriormente foi feita a seleção de ideias e a construção do desenho final.
Materiais:
Lápis de cor
Lápis de grafite
Papel, borracha
Envolvimento dos alunos:
Os trabalhos foram realizados na sua totalidade, pelos alunos de 8º ano, desde a pesquisa visual à construção do trabalho final. A autora deste trabalho envolveu-se com muita dedicação e persistência na elaboração e pintura deste cartaz. Todos os alunos de 7º e 8º anos se envolveram na eleição dos 2 cartazes vencedores.
Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Elementos naturais:
A Árvore - a árvore é grande e densa, verde, forte, de tronco saudável e resistente para que a sua casca e a madeira produzam ecolápis bonitos e resistentes.
As múltiplas raízes – representam a importância de termos os nossos valores de sustentabilidade bem definidos, porque se a árvore estiver bem enraizada nos valores da sustentabilidade, ela é mais saudável e profunda.
Os múltiplos caminhos do labirinto – revelam que há muitos caminhos para se construir materiais de escrita, a maioria deles leva a um destino de poluição e tristeza. Mas há apenas um que triunfa, que é saudável, o que conduz à mina de grafite e cria um ciclo de vida e transformação..
O ecolápis no baloiço – transmite alegria, por se encontrar na natureza e feliz por viver no mundo, da Faber, sem poluição.
O Verde forte por baixo da árvore permite celebrar a vida, a natureza, o ar puro, sem poluição que tanto desejamos continuar a ter.
A mina - esta mina encontra-se ao centro porque a autora pretende destacá-la como elemento central no processo de criação do ecolápis. A mina representa o recurso natural de que a Faber-Castell recorre para elaborar, de forma mais natural possível, os seus lápis.