Escola EB de Valongo do Vouga (Águeda)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
9 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Este ano letivo, a turma do 4º V participou, no âmbito do projeto Eco-Escolas, no concurso “Ecolabirinto – a casa do Ecolápis”.
Inicialmente, lemos o regulamento do concurso, visualizámos e explorámos o cartaz com um labirinto com o ciclo do Ecolápis e lemos a Brochura do Ecolápis da “Faber Castell”, onde conseguimos perceber que a Faber-Castell é “Uma companhia para toda a vida!” e estabelecemos a ligação com o projeto Eco-Escolas, concluindo que os dois têm objetivos em comum: preservar o meio ambiente e a sustentabilidade do nosso planeta Terra.
Como forma de motivação para a atividade, explorámos o poema “Cuidando da natureza”. Neste seguimento, cada aluno fez o seu trabalho, obedecendo ao tema proposto e não esquecendo os elementos principais: uma árvore, um labirinto, uma pedra de grafite e a personagem “Ecolápis”. Utilizámos várias técnicas de pintura em papel A3 com vários materiais de pintura, como lápis de cera, canetas de feltro e lápis de cor.
Foi uma atividade muito interessante e "super divertida"!
Breve descrição dos elementos naturais escolhidos e o porquê a sua escolha:
O autor do trabalho descreveu o seguinte:
"Eu desenhei o Ecolápis dentro da barriga da sua árvore-mãe. Essa árvore era muito feliz, dava frutos e era frondosa. O Ecolápis atravessava o Ecolabirinto diariamente para se alimentar do grafite que havia na mina, era um Ecolabirinto amigo da Natureza, muito verde, por isso desenhei muitas plantas ao seu redor. O Ecolápis era muito saudável, pois fazia exercício físico todos os dias no seu parque de diversões ao lado da sua árvore-mãe.”
Para desenhar, usei lápis de cor amigos do ambiente!