ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola EB de Valongo do Vouga (Águeda)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
11

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
A atividade “ecolabirinto/Desafio Faber-Castell” envolveu alunos do 6º ano após a análise de materiais fornecidos pela empresa, como a brochura do Ecolápis e um cartaz explicativo. Os alunos observaram diferentes labirintos e refletiram sobre os impactos ambientais decorrentes da exploração de recursos naturais, como a perda de áreas verdes e o desequilíbrio causado pela exploração de madeira e produtos florestais. A atividade destacou a importância das escolhas de consumo, uso e descarte de produtos para o meio ambiente, abordando o ciclo de vida do Ecolápis para enfatizar a necessidade de práticas sustentáveis. Os alunos foram incentivados a pensar em formas de reduzir desperdício e adotar atitudes conscientes, alinhadas aos princípios da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. A imagem destaca a importância da vegetação na manutenção da saúde do planeta, na conservação de recursos naturais e na redução da poluição, salientando que a plantação de árvores aumenta a produção de oxigênio e melhora o ambiente. Além de promover conhecimentos sobre o impacto ambiental das ações humanas, a atividade também desenvolve habilidades e atitudes para uma relação mais sustentável com o meio ambiente. Ela incentiva os alunos a se tornarem agentes de transformação, conscientes de que pequenas ações podem gerar grandes mudanças. Foram utilizados materiais como lápis de grafite, papel, borracha e lápis de cor e canetas de feltro. Os alunos registaram ideias e criaram o “ecolabirinto/Desafio Faber-Castell”, seguindo o regulamento do concurso.