ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Sec. Alfredo dos Reis Silveira (Seixal)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
14 e 15 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Seguindo a Metodologia de Projeto, a realização do trabalho passou por várias fases:
1- Definição do problema/tarefa:
Consulta do regulamento do concurso para compreensão do desafio e da solução que se pretendia encontrar.
2- Recolha de dados/pesquisa:
Pesquisa de elementos visuais relacionados com o tema. Cruzamento e análise dos apontamentos recolhidos por cada elemento do grupo.
3- Desenvolvimento de ideias:
Realização de esboços e desenhos, com criatividade, combinando as informações anteriormente recolhidas e analisadas.
4 - Seleção de uma ideia:
Depois de analisar as várias ideias desenvolvidas, o estudo de cores e materiais a utilizar, os alunos foram eliminando as menos viáveis até chegar à ideia que parecia ser mais adequada, de acordo com a sua criatividade, sensibilidade estética, juízo crítico e capacidade de síntese.
5 - Execução:
Nesta fase, com atenção aos detalhes, os alunos realizaram a composição final, executando todas as tarefas necessárias, distribuídas entre todos os elementos do grupo.
6 - Experimentação/verificação:
Na fase de finalização, os alunos verificaram se o trabalho criado, respondia aos critérios de avaliação, e se estava encontrada a solução para o problema.
7 - Solução:
Problema resolvido! Após a análise crítica realizada na fase anterior, os alunos concluíram ter encontrado uma boa resposta, e original, para o desafio.
MATERIAIS E TÉCNICAS: - Lápis de grafite, lápis de cor, borracha.
ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS: Foi criado um grupo de trabalho de 6 alunos. Após o primeiro contacto com o desafio, os alunos, revelaram, desde logo, interesse pela atividade, iniciando a primeira fase da metodologia de projeto e passando pelas várias fases (acima descritas) ao longo de cerca de 5 aulas de 100 minutos.
Por fim, o grupo de 6 alunos (neste caso) realizou uma breve descrição escrita da ideia desenvolvida:
“No âmbito do desafio lançado pela Faber-Castell, realizamos um projeto onde constam os seguintes elementos, e a respetiva estrutura:
- Utilização de elementos, como fósseis, para uma representação mais fantástica e científica do que pode ser encontrado abaixo do nível do solo.
- O projeto mereceu um escrutínio gráfico intenso, com uso de técnicas de sombreado e luz.
- Foi também importante representar os elementos de vegetação, com diferentes tonalidades, para formar uma imagem mais interessante.
- A pedra de grafite foi trabalhada em grande detalhe, para um realismo que ajuda a dar um grande destaque, àquele que é o objetivo do labirinto.
- No projeto foi incluído o ECOLÁPIS, num baloiço.”