Escola Secundária da Gafanha da Nazaré (Ílhavo)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
13
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
No âmbito do Concurso do EcoLápis 2025, promovido pela Faber-Castell, foi lançado um desafio criativo aos alunos do 7.º ano: conceber um labirinto subterrâneo que começasse na base de uma árvore e conduzisse até uma mina de grafite, tendo como protagonista a personagem EcoLápis."
Este trabalho foi desenvolvido nas aulas de Educação Visual, onde os alunos aplicaram a metodologia de projeto. A fase inicial envolveu uma investigação aprofundada sobre o tema. Os alunos pesquisaram e desenharam diferentes tipos de árvores, analisaram passatempos de labirintos, tocas de animais e entradas de minas. Paralelamente, exploraram os materiais fornecidos pela Faber-Castell, o que permitiu compreender a importância da sustentabilidade e da preservação da biodiversidade na produção dos lápis.
Durante esta fase, os alunos ficaram a saber que a Faber-Castell pratica uma economia circular: ao cortar uma árvore para produção dos lápis, planta outra em igual número, contribuindo assim para o equilíbrio ambiental. Aprenderam ainda sobre o processo de fabrico dos lápis de grafite, desde a extração da matéria-prima até ao produto final.
Após uma reflexão conjunta, a turma decidiu colocar o EcoLápis como protagonista no interior da mina de grafite, retratando-o no seu ambiente de trabalho. A partir dos estudos e pesquisas realizadas, os alunos elaboraram os desenhos finais, aplicando diversas técnicas mistas de pintura. Utilizaram aguarela, lápis de cor, pastel de óleo, pastel seco e, como não poderia deixar de ser, a grafite.
Em conclusão, os alunos aderiram com grande entusiasmo a este desafio. Demonstraram criatividade, espírito de equipa e interesse em experimentar diferentes materiais e técnicas artísticas, aprofundando simultaneamente os seus conhecimentos sobre práticas sustentáveis e a importância da proteção do meio ambiente.