ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Secundária de Vendas Novas (Vendas Novas)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Idade do(s) autor(es):
Leonor Saião -17 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
A ilustração apresenta uma paisagem natural e industrial , ou seja, o início e o fim do ciclo do Ecolápis. Na parte superior direita, uma árvore representa o ponto de partida do labirinto subterrâneo. As suas raízes profundas desenham um labirinto simbólico no subsolo, representando o percurso até à mina de grafite.
Do lado esquerdo, vê-se uma paisagem árida e um grande camião de extração, carregado com pedras de grafite, simbolizando o ponto de chegada do labirinto.
Ao lado da árvore, encontra-se a personagem “Ecolápis”, com aparência simpática e expressiva, reforçando o elo entre a natureza e o lápis ecológico.
Este cenário pretende evidenciar a interligação entre os recursos naturais e o processo de fabrico consciente do Ecolápis.
Foram utilizados lápis de cor para a coloração dos elementos principais, como a árvore, as raízes, o camião e o Ecolápis. Os pastéis secos foram aplicados especialmente na zona subterrânea para criar uma textura mais rica e natural e também para o céu.
O trabalho permitiu a aplicação prática de conhecimentos sobre os impactos ambientais da extração de matérias-primas e o fabrico de produtos do quotidiano, como o lápis.
Foram desenvolvidas competências nas áreas do desenho, pintura, observação, criatividade, e consciência ecológica. O processo envolveu pesquisa, reflexão crítica e expressão artística, respeitando os critérios do desafio.
A ilustração reflete de forma criativa e consciente o tema proposto, promovendo a ligação entre a natureza, o consumo responsável e a sustentabilidade. O trabalho cumpre os requisitos definidos, nomeadamente a presença da árvore, da personagem Ecolápis e da mina de grafite, e foi realizado em formato A3, com aplicação cuidada de técnicas de desenho e pintura.