ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
11 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Nas aulas de Educação visual, a professora sugeriu que a turma participasse num concurso do programa eco-escolas. Foi explicado que o trabalho seria individual e teria de ter obrigatoriamente uma personagem chamada ecolápis, também teria de ter uma mina de grafite e ser um labirinto subterrâneo. Em casa fiz pesquisas sobre as minas de grafite e o ciclo de vida do ecolápis.
O desenho que criei e pintei, intitulando se “Uma Aventura debaixo da Terra” é um trabalho que transmite o impacto da poluição e desflorestação no nosso planeta, mas também a variedade do mundo animal (centopeia no labirinto por exemplo). Alguns animais desenhados não têm o seu habitat debaixo do solo, mas usei a imaginação e criei um mundo diferente. No desenho podemos observar as máquinas, a trabalhar o fumo das fábricas tão poluentes. Os materiais utilizados em maior quantidade foram os lápis de cor. Ao começar o trabalho, eu e a minha turma assistimos a vídeos, explicando técnicas de pintura. Depois começámos a fazer o protótipo. Nós aumentámos- lo e copiá-lo várias vezes antes de terminarmos o projeto final. Eu acho que podia ter melhorado a pintura, mas gostei bastante do meu trabalho. Eu gostei de desenhar os vários detalhes e estou satisfeito com o trabalho.
É de realçar que os alunos durante as aulas e estiveram entusiasmados na criação dos desenhos, depois de terminados os trabalhos procedeu-se à eleição do melhor trabalho. O trabalho escolhido permite perceber bem o objetivo da extração da grafite representada como o baú do tesouro, que ao percorrer o labirinto subterrâneo tendo alguns perigos pelo caminho consegue alcançar a saída. Observa-se que com a ajuda da madeira que provém das árvores vai se formar o nosso ecolápis. O desenho mostra que existe desflorestação, mas também o cuidado de se manter as árvores para que a biodiversidade se mantenha. As cores que utilizei foram escolhidas de forma que fosse apelativo e percetível a quem o visse, como o cinza no subterrâneo, o verde que representa a vida, assim como algum azul para os animais marinhos. No céu além das nuvens também se vêm aves e o sol.