ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura (Paredes de Coura)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
14-15 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
No âmbito do projeto Eco-Escolas, os alunos de 9º ano foram desafiados a participar no concurso Eco-labirinto da Faber-Castell. Os trabalhos foram desenvolvidos no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais em articulação com Cidadania e Desenvolvimento, tendo por objetivo, através deste concurso, explorar a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, nomeadamente os impactos da extração dos recursos minerais e florestais e do nosso papel como consumidores desde a compra, passando pela utilização responsável, evitando o desperdício. Todas atividades estão dentro do plano de ação do nosso Agrupamento de Escolas, cujo tema deste ano é a “Sustentabilidade” e a fomento de atitudes ecológicas nos nossos alunos, como por exemplo, muitos projetos de reciclagem no qual os alunos participam, e também, o projeto de reflorestação realizado anualmente – “Reflorestar Paredes de Coura”, por exemplo.
Os alunos desenvolveram os trabalhos em grupos de 3. Cada grupo, escolheu o seu cenário, desenvolvendo com criatividade o seu projeto, integrando a personagem, Eco-Lápis, união entre a natureza e o conhecimento dos alunos, a árvore, importante para a vida dos seres vivos e a importância da reflorestação, a mina, representando os recursos minerais e o labirinto, percurso para encontrar soluções sustentáveis. As ilustrações foram realizadas em cartolinas com utilização de lápis, lápis de cor, réguas, borrachas. Dos projetos realizados pelas 4 turmas de 9º ano de escolaridade da nossa escola, foram escolhidos dois trabalhos a participar neste concurso.
A participação dos alunos no concurso permitiu um aprofundamento sobre temas ambientais e incentivou o pensamento crítico sobre sustentabilidade, colocando uma sementinha de consciência ambiental e do compromisso dos estudantes com um futuro mais sustentável.