ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola EB 2,3/S João Garcia Bacelar (Cantanhede)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
14anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Este trabalho foi desenvolvido individualmente no âmbito do projeto “ECOLABIRINTO”, integrado no programa Eco-Escolas 2024/2025. Partindo da análise do processo de extração da grafite e do ciclo de vida do Ecolápis, com base nos materiais informativos disponibilizados pela Faber-Castell, promoveu-se uma reflexão crítica sobre os impactos ambientais associados à produção, utilização e desperdício de objetos do quotidiano, como o lápis.
A ilustração criada representa, de forma simbólica, os percursos trilhados pela natureza, à semelhança de um labirinto ecológico, convidando à reflexão sobre o equilíbrio entre o que está visível e o que ocorre sob a superfície da Terra.
No centro da composição encontra-se uma árvore, elemento que estabelece a ligação entre dois mundos distintos:
• À superfície: representam-se a luz do dia, a vegetação, os animais e a harmonia dos ecossistemas visíveis, sugerindo vida, crescimento e sustentabilidade;
• No subsolo: desenvolve-se um verdadeiro ecolabirinto, composto por uma rede complexa de raízes, túneis naturais escavados pela biodiversidade do solo (como insetos, minhocas e toupeiras), bem como formas de vida essenciais, embora muitas vezes invisíveis. Esta parte da ilustração pretende destacar a importância da vida subterrânea para o equilíbrio dos ecossistemas e o funcionamento saudável do planeta.
Foram aplicadas diversas técnicas de desenho e pintura, com recurso a diferentes materiais:
• Aguarelas, para os fundos e variações de luz;
• Lápis de cor, para os detalhes e texturas;
• Grafite, nos esboços e elementos estruturantes;
• Marcadores, para criar contraste e destacar formas.
Ao longo da realização deste trabalho, desenvolvi conhecimentos, capacidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, bem como a criatividade e o domínio de várias técnicas artísticas.