ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola EB 2,3 de João Pedro de Andrade (Ponte de Sor)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
A aluna tem 11 anos de idade.

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Este trabalho foi desenvolvido ao longo de várias fases destintas com o objetivo de desenvolver a criatividade dos alunos ao mesmo tempo que os sensibilizou para as questões ambientais. A iniciativa teve início com a apresentação o desafio “Ecolabirinto” aos alunos do 5º ano. Para iniciar o projeto foi apresentado aos alunos o material de apoio sobre o desafio, disponibilizado na página da Eco-Escolas pela Faber-Castell (vídeo, brochura e cartaz). Seguido à introdução teórica, foi explorado o conceito de “Ecolabirinto” e realizada uma breve pesquisa de registos gráficos de labirintos, analisando diferentes estilos e abordagens. De seguida foram executados individualmente esboços da figura do Ecolápis e projetado a composição visual com os elementos obrigatórios. Por fim os alunos usaram diferentes materiais para ilustrar as suas criações. Os materiais escolhidos incluíram canetas de feltro; aquarela, lápis de cor e caneta de contorno.
Breve descrição dos elementos escolhidos:
Laura (aluna)
Para enriquecer a minha composição visual, para além de ilustrar os elementos obrigatórios (árvore, “Ecolápis”, labirinto e mina de grafite), escolhi outros elementos muito específicos porque queria que o meu trabalho fosse bastante criativo, por isso tem desenhado um fóssil e vários objetos (resíduos) que tiveram um fim errado, não promovendo a sustentabilidade. Os animais introduzidos na composição estão a fazer campanha para alertar contra a poluição.