ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Básica e Secundária Ribeiro Sanches (Penamacor)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
14

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
O ecolabirinto foi iniciado e desenvolvido pelos alunos do 7º e 8º ano, nas aulas de Educação Visual.
Materiais utilizados: Folhas A3; lápis de grafite, lápis de cor, marcadores.
Inicialmente, os alunos tomaram conhecimento do processo de extracção do grafite e conheceram o ciclo de vida do Ecolápis através do material disponibilizado pela Faber Castell (Brochura do Ecolápis e Cartaz com o ciclo do Ecolápis) e de pesquisas realizadas pelos alunos na internet.
Após reflectirem sobre os impactos das compras e do desperdício dos produtos, decidiram promover uma atitude de conservação destes produtos desenvolvendo uma melhor atitude de sustentabilidade ambiental.
De seguida, tendo em conta que o ecolabirinto deveria ter como ponto de partida uma árvore e, como ponto de chegada, uma mina de grafite subterrânea os alunos envolveram-se de forma bastante dedicada e desenharam o seu ecolabirinto não esquecendo de enquadrar o ecolápis.
Todos estes trabalhos foram desenhados a lápis de grafite e pintados com lápis de cor e marcadores.