Escola EB 2,3 de Santo António da Parede (Cascais)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
Joana Rúpio, 5.ºB, EBSA
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Memória discretiva trabalho Joana Rúpio, 5.ºB, EBSA.
Memória Descritiva – Desafio “Ecolápis”
Na disciplina de Educação Visual, os alunos do 5.º A, B, C e D participaram no
desafio “Ecolápis”, lançado com o objetivo de sensibilizar para a sustentabilidade e
para o impacto ambiental dos materiais utilizados nas artes visuais. Para enquadrar
o projeto, a professora apresentou o processo de extração do grafite, matéria-prima
essencial na produção de lápis, e conduziu a análise do ciclo de vida do Ecolápis
através de um cartaz informativo. A turma teve ainda oportunidade de visionar o
vídeo da Faber-Castell “Escute o som da nossa pegada de carbono neutra”, que
serviu de base para uma reflexão sobre práticas de produção ambientalmente
responsáveis.
No desenvolvimento do trabalho artístico, os alunos foram incentivados a explorar
livremente técnicas mistas, texturas e materiais.
Este desafio revelou-se uma oportunidade enriquecedora para a aquisição de
competências artísticas e para o aprofundamento de conhecimentos sobre
sustentabilidade.
Testemunho da aluna Joana Rupio do 5ºB (10 anos) autora do trabalho apresentado:
“A professora de Educação Visual, Anabela Ribeiro, lançou à minha turma (5.º B) o
desafio “Ecolápis”. Para a realização do meu trabalho, utilizei lápis de cor Faber-
Castell (caixa de 50 unidades) e aguarelas. Com o apoio da professora, desenvolvi a
minha criatividade e explorei diversas técnicas de pintura, o que me permitiu criar
diferentes texturas no meu trabalho.
Diverti-me muito a realizar este trabalho, pois permitiu-me não só aperfeiçoar a
minha técnica de desenho e pintura, como também adquirir novos conhecimentos,
nomeadamente sobre o compromisso da Faber-Castell com a sustentabilidade
ambiental.”