ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola EB 2,3 de Santo António da Parede (Cascais)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
Tomás Nogueira, 5.ºB, EBSA

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Memória Descritiva Tomás Nogueira, 5.ºB, EBSA.
Memória Descritiva – Desafio “Ecolápis”
Na disciplina de Educação Visual, os alunos do 5.º A, B, C e D participaram no desafio
“Ecolápis”, lançado com o objetivo de sensibilizar para a sustentabilidade e para o
impacto ambiental dos materiais utilizados nas artes visuais. Para enquadrar o projeto,
a professora apresentou o processo de extração do grafite, matéria-prima essencial na
produção de lápis, e conduziu a análise do ciclo de vida do Ecolápis através de um
cartaz informativo. A turma teve ainda oportunidade de visionar o vídeo da Faber-
Castell “Escute o som da nossa pegada de carbono neutra”, que serviu de base para
uma reflexão sobre práticas de produção ambientalmente responsáveis.
No desenvolvimento do trabalho artístico, os alunos foram incentivados a explorar
livremente técnicas mistas, texturas e materiais.
Este desafio revelou-se uma oportunidade enriquecedora para a aquisição de
competências artísticas e para o aprofundamento de conhecimentos sobre
sustentabilidade.
Testemunho do aluno Tomás Nogueira do 5ºB (11 anos) autor do trabalho apresentado:
“Gostei muito de participar no desafio do “Ecolabirinto”, foi uma experiência muito
interessante. Aprofundei os meus conhecimentos sobre educação ambiental e fiquei a
saber que a marca Faber-Castell tem uma forte preocupação com a sustentabilidade e
é reconhecida mundialmente pelas suas práticas ambientais responsáveis. Ao longo da
realização do meu trabalho, tive a oportunidade de explorar novas técnicas de desenho
e pintura.”